O governo do Estado firmou parceria com a prefeitura de Santa Rita do Trivelato (que já decretou emergência por conta das chuvas), por meio da pasta de Transporte e Pavimentação Urbana, para liberação de 20 mil litros de óleo diesel, destinados à recuperação de estradas. O extrato foi divulgado hoje. No entanto, para ter acesso ao combustível, a gestão precisa elaborar um plano de ação para apresentar ao governo.
O termo tem validade de 180 dias e “caberá ao município a responsabilidade de execução dos serviços de conservação de rodovias não pavimentadas, relacionados no projeto básico, arcando com outros custos operacionais e administrativos de utilização de suas máquinas e operadores", consta nos documento. Com a definição das documentações os prazos para início e término dos trabalhos, bem como os trecho a serem recuperados ainda devem ser divulgados.
Na semana passada o prefeito Hugo Garcia (PSD) destacou o dilema vivido principalmente no transporte. “Coma as outras cidades, Trivelato também vem sofrendo com as chuvas, até porque nossas características são idênticas. Consequentemente um município agrícola, que depende de transporte, com essa situação das chuvas, típica, da forma que aconteceu, estamos sendo muito prejudicados com estradas, pontes”.
O governo já liberou 160 mil litros de óleo diesel nas últimas semanas. No Norte e Médio-Norte foram beneficiadas Novo Horizonte do Norte (10 mil litros), Tabaporã (25 mil litros) e Tapurah (20 mil litros). A demais são Novo Horizonte do Norte (10 mil litros), Juruena (20 mil litros), Guiratinga (20 mil litros), Cotriguaçu (10 mil litros), Alto Araguaia (45 mil litros) e Brasnorte (10 mil litros).