O levantamento feito pela Polícia Militar apontou redução de pelo menos 31% dos acidentes envolvendo motos, carros, carretas, caminhões e pedestres em Matupá, e 14,8% nas principais ruas e avenidas de Peixoto de Azevedo (204 e 197 quilômetros de Sinop, respectivamente) em 2018 se comparado a 2017.
Segundo os dados repassados pelo 15° Comando Regional, ao Só Notícias, no ano passado, ocorreram 69 colisões em Matupá. No mesmo período de 2017, foram 81. Já em Peixoto, houve 105 acidentes em 2018, ante 154 durante os 12 meses de 2017.
Por outro lado, conforme Só Notícias já informou, em Guarantã do Norte (233 quilômetros de Sinop) ocorreu aumento expressivo de 33.9% dos acidentes envolvendo carros, motos e pedestres ocorreu nas principais ruas e avenidas.
No ano passado, foram registrados 154 acidentes com vítimas. No mesmo período de 2017, ocorreram 115. Devido ao aumento constatado dos acidentes, as polícias Civil, Militar, Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), secretaria de Trânsito e o Conselho de Segurança estão planejando uma campanha com blitze educativas em pontos estratégicos, mas ainda não há prazo para começar.
De acordo com delegado de Polícia Civil de Guarantã, Waner dos Santos Neves, a campanha será em duas fases. “Objetivo é reduzir esses acidentes. Temos um índice muito alto. Com isso, evitaremos o cometimento de algumas infrações também. A primeira parte será educativa e, posteriormente, aplicaremos a repressiva que será feita pela Polícia Militar, com multas”. Ele explicou ainda que os principais acidentes estão relacionados com imprudência dos condutores. “Os crimes são por dirigir embriagado e manobras irregulares. São os mais comuns e que mais dão problemas”.