Um levantamento disponibilizado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) aponta a necessidade de duplicação de ao menos 382 quilômetros, dos pouco mais de 700 da BR-364 em Mato Grosso interligados a BR-060 em Goiás, que devem ser concedidos à iniciativa privada ano que vem. Os investimentos necessários nos 18 pontos apontados não foram estimados.
Só Notícias teve acesso aos pontos elencados para os quais, nesse contexto, vias marginais necessárias também somam 55 e 59 quilômetros, nos lados esquerdo e direito, 18 passarelas, 13 viadutos, correção de traçados em 35 quilômetros, mais iluminação em outros 87, além de outras 141 obras relativas a retornos, contornos, desvios, entre outros.
O estudo econômico-financeiro para concessão aponta necessidade da tarifa de pedágio de ao menos R$ 13,15/km. A empresa paulista que teve o levantamento selecionado pelo Ministério dos Transportes aponta que nesse contexto, o valor em 7 praças variaria até R$ 15,60. Os números já são analisados pelo governo federal, que espera R$ 4,5 bilhões em investimentos.
O plano engloba a BR-364, do entroncamento com a BR-163 (Rondonópolis) até o entroncamento com a BR-060 em Jataí (GO) e, de lá, até Goiânia. Isso inclui todos os elementos integrantes da faixa de domínio, além de acessos e alças, edificações e terrenos, pistas centrais, laterais e locais, ciclovias, acostamentos, obras de arte especiais e quaisquer outros elementos localizados nos limites da faixa de domínio, bem como pelas áreas ocupadas com instalações operacionais e administrativas relacionadas.