A procura pelo Órgão de Defesa ao Consumidor em Colíder (157 quilômetros de Sinop) teve um aumento expressivo de 99% nos atendimentos. No ano passado foram 1.254 denúncias e reclamações, contra 924 em 2016. O setor de telecomunicações lidera o ranking com 41,01%. Na sequência aparecem, produtos 19,61%, assuntos financeiros 15,35%, serviços privados, 13,47%, serviços essenciais 9,72%, saúde 0,6%, habitação 0,17% e alimentos 0,9%.
Segundo o levantamento do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor, entre os assuntos mais demandados está a telefonia celular (32,99%). Em segundo ficou a energia elétrica (7,42%). O terceiro está relacionado aos problemas com os aparelhos celulares (6,22%).
Os problemas com dúvida de cobrança, valor, reajuste, contrato e orçamento tiveram 446 registros (35,57%). As cobranças indevidas e abusiva aprecem com 121 atendimentos (9,65%). Já os problemas com garantias, abrangência e cobertura com 107 (8,53%).
A divulgação dos dados ocorreu este mês, no site da Secretaria Nacional do Consumidor.