O Lar dos Idosos Madre Vannini, que está sendo construído no Jardim Primaveras, vai resolver um sério problema em Sinop que é o atendimento específico de pessoas da terceira idade. Hoje tem apenas um lar para idosos, com cem abrigados.
Segundo o presidente da Associação Lar do Idoso São Camilo, Sebastião Moura, a demanda da cidade está muito além desse número e o Lar Madre Vannini vai trabalhar na tentativa de reduzi-la. “Sabemos que muitas famílias não têm condições de cuidar dos idosos, até mesmo por questões financeiras. Vamos abrigar essas pessoas gratuitamente e também os idosos que hoje não têm moradia e estão nas ruas passando fome e frio”, afirmou.
O abrigo será administrado pela Associação Filhas de São Camilo, ligada à Congregação Madre Vannini, que já implantou duas unidades no Brasil.
As obras do Lar Madre Vannini estão orçadas em pouco mais de R$ 1,2 milhão. Começaram em 2004 e, entre 2005 e 2006, os trabalhos tiveram que ser paralisados, devido a adequação às exigências da Vigilância Sanitária, entre elas, a instalação de um elevador para atender idosos que não podem subir escadas, já que o prédio tem três andares.
Além disso, os abrigados terão atendimento necessário para suprir as necessidades básicas desde acompanhamento médico, hospitalar, remédios até salas para realização de atividades como tricô, crochê, jogos, exercícios, entre outros. A meta da associação é entregar o imóvel em 2009.
Além da ajuda da comunidade, a Associação Lar do Idoso São Camilo realiza promoções para levantar recursos. No mês passado, sorteou um carro e arrecadou para os cofres da entidade quase R$ 51,5 mil. O dinheiro está sendo investido na obra que irá abrigar até 70 idosos carentes.