PUBLICIDADE

Lançado projeto piloto de esgoto em Rondonópolis

PUBLICIDADE

A prefeitura lançou, nesta semana, o projeto piloto do Sistema Condominial de Esgoto, desenvolvido pelo programa ‘Sanear para Todos’. A obra financiada com recursos do FGTS é a primeira experiência do sistema que atende as regras de participação popular e educação ambiental e sanitária, em Mato Grosso. São 1.700 metros de rede de esgoto que vão atender 133 famílias dos bairros São Sebastião e Santa Ester.

O trabalho de conscientização da comunidade é uma das questões testadas no projeto piloto que já apresenta resultado positivo. O representante da primeira quadra que recebeu a obra no bairro Santa Ester, Antônio Carlos Xavier de Lima, destaca a importância da obra para a saúde da comunidade e as gerações futuras. Ele avalia que a desativação das fossas sépticas elimina o mau cheiro e outros inconvenientes.

O morador Renato de Souza destaca, principalmente, os benefícios ambientais e sanitários. Ele afirma que a comunidade vai deixar de sofrer com o problema de água servida empossada nos quintais, a partir da rede de esgoto. Na sua opinião, além de zelar pelo meio ambiente o sistema vai eliminar os mosquitos transmissores da dengue e da febre amarela e preservar a saúde da população.

O diretor-presidente do Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis, Marcos Reis, aponta também a vantagem de fazer mais obra com menos recurso, através do sistema condominial. Entre as regras do sistema está o trabalho de conscientização da comunidade. O processo tem início com a pesquisa socioeconômica para identificar o perfil da comunidade beneficiada pela obra.

Os dados coletados servem de base para o trabalho de mobilização da comunidade e educação sanitária e ambiental. A mobilização é feita através de reuniões de quadra em quadra dos bairros, para explicar o processo de desenvolvimento das obras, as regras e normas técnicas adotadas e informações sobre saneamento e educação sanitária. A educação ambiental é desenvolvida através de palestras direcionadas à comunidade escolar. A discussão com a comunidade visa conscientizar a todos sobre a importância da obra e da manutenção do sistema.

O Sistema Condominial de Esgoto de Rondonópolis é financiado com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento e vai atender cerca de 97% da população com a coleta e tratamento. Além da rede domiciliar, o Sanear realiza obras de construções de coletores troncos, como o da avenida Dom Wunibaldo, na região central, e a ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Terminam domingo inscrições de seletivo de estágio do Poder Judiciário em Mato Grosso

Inscrições do processo seletivo de estágio do Poder Judiciário...

Dois motociclistas morrem após acidente no Nortão

Paulo Henrique Fonseca, de 34 anos, e Flávio Vieira...

IML divulga informações sobre vítimas que aguardam por identificação em Mato Grosso

A Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) procura por...
PUBLICIDADE