A redução no número de queimadas nos meses de seca será o principal objetivo do programa de prevenção e combate a incêndios, que será lançado na semana que vem, em Sorriso, pela prefeitura e bombeiros. Segundo o comandante do Corpo de Bombeiros, major Dércio Santos da Silva, serão realizadas palestras e ações interventivas, para conseguir a redução nas queimadas.
Uma das maiores preocupações é a redução nos incêndios urbanos, que, de acordo com o major, são maioria neste período. Em um ano os bombeiros registraram 207 incêndios em residências, estabelecimentos comerciais, reservas e terrenos baldios, representando 11% das ocorrências atendidas no período. Incêndios em residencias foram 07 no ano passado.
Já este ano, pelo menos cinco foram registrados até maio. Para combater os incêndios, a companhia possui um efetivo de 20 homens e um caminhão. Além dos atendimentos em Sorriso, o batalhão auxilia no combate à incêndios nos municípios de Vera, Lucas do Rio Verde, Feliz Natal, Ipiranga do Norte, Itanhangá e Nova Ubiratã. Segund o major Dércio Santos da Silva, também terão apoio de caminhões da prefeitura.
A campanha deve ser intensificada entre os dias 15 e julho e 15 de setembro, quando quaisquer tipos de queimadas são proibidas em todo o Estado. O período de proibição pode ser antecipado, já que o objetivo é reduzir em 40% o número de focos de queimadas e tirar Mato Grosso do ranking nacional, como o Estado que mais queima.