A campanha Leve Coleta de Resíduos de Material Eletrônico desenvolvida pela prefeitura, em comemoração aos 47 anos de Sinop, foi lançada, há pouco, pelo prefeito Roberto Dorner e a meta é arrecadar 15 toneladas de material, que são normalmente descartados em local impróprio e o valor angariado com a venda a uma empresa de reciclagem será 100% revertido ao Hospital de Câncer de Mato Grosso que atende dezenas de sinopenses mensalmente e gratuitamente.
A ação será desenvolvida até o dia 30 deste mês com 11 pontos fixos de coletas em empresas, escolas particulares, ginásio olímpico José Carlos Pasa, Parque Florestal e secretaria de Meio Ambiente. Haverá mais dois pontos volantes. Até o dia 12, a partir das 17h, o Centro de Eventos Dante de Oliveira será um ponto de coleta, durante a corrida Mexa-se. No dia 18, será o dia “D” de coleta e será na Praça da Bíblia, no centro, das 7h30 às 12h.
“Essa ação já deveria ter acontecido, mas nunca é tarde para sermos felizes. É uma maneira correta que a nossa secretaria de Meio Ambiente está implantando em Sinop e com o apoio das entidades, vamos fazer acontecer. Em Sinop, temos muitas pessoas que não tem destinação para seu lixo, muitas vezes é jogado na estrada e isso não pode acontecer. Temos que conscientizar a população que tem que ter um destino para esse lixo que é ambientalmente perigoso”, expôs o prefeito Roberto Dorner.
A secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Ivete Mallmann disse que serão arreceados “eletrônicos basicamente, televisores, computadores, baterias de celulares assim como eletrodomésticos. Batedeiras, materiais que vão à tomada. Todos esses materiais podem ser descartados e considerados lixos eletrônicos. A campanha mobiliza e tem como meta arrecadar 15 toneladas. Uma empresa fará o transporte desse material até Cuiabá e todo o recurso será revertido ao Hospital de Câncer Mato Grosso”.
Hoje, o prefeito também fará entrega de notebooks para a educação, coletes para equipes de trânsito, inauguração da Casa de Passagem, lançamento do programa Adote uma Vida e divulgação do projeto de lei Família Acolhedora.