A 3ª edição da campanha “Sem Queimadas” foi lançada ontem com objetivo de conscientizar todos os moradores para minimizar e reduzir os riscos de focos de queimadas no perímetro urbano. Com o tema “Bons Vizinhos Bons Amigos”, a campanha tem como objetivo coibir e orientar a comunidade para as consequências que as queimadas na área rural sejam feitas com autorização do órgão competente – a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA) para que não ocorram simultaneamente causando muita fumaça e aumentando a incidênciade doenças respiratórias na população.
De acordo com o secretário Sardi Trevisol, a secretaria municipal de Agricultura e Meio Ambiente continuará trabalhando na fiscalização. “Mantemos plantões e normalmente temos um veículo que se desloca até o local da ocorrência, do foco de incêndio e passando, quando for um incêndio de proporção maior, para o Corpo de Bombeiros, que é quem tem competência para isso. E, durante a campanha, seremos parceiros distribuindo material de divulgação”, explica Sardi.
O major Dércio Santo da Silva, do Corpo de Bombeiros, destaca a importância dos munícipes fazerem as denúncias. “As pessoas devem denunciar, porque queimada é crime. Não é necessário que a pessoa se identifique. A sociedade tem que ter a sensibilização de que fumaça faz mal a saúde. A sociedade tem que ser participativa”, enfatiza.
A campanha é organizada pela Prefeitura de Sorriso, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente e Corpo de Bombeiros, em parceria com a Associação Regional de Pesquisa Científica e Ambiental – ARPCA, e apoio das secretarias municipais de Educação e Cultura, Saúde e Saneamento, Planejamento e Fazenda e de Obras e Serviços Urbanos, além do Departamento de Vigilância Sanitária e da Polícia Rodoviária Federal.