O Laboratório Central de Saúde Pública do Estado de Mato Grosso (Lacen) informou que está ampliando o escopo analítico do laboratório de genética, com a implementação de nove novas análises, voltadas a doenças raras.
Um dos exames que passará a ser realizado pelo Lacen é a dosagem de metotrexato, serviço previsto para iniciar em outubro. Ele é necessário para o acompanhamento de pacientes que tomam um medicamento para inibir o crescimento e a proliferação de células tumorais.
“Nós já temos o kit de detecção e o insumo necessário para fazer o novo exame no Lacen e vamos começar a fazer uma testagem nos próximos 20 dias. Estamos ajustando o manual de coleta com a equipe do Hospital do Câncer e os protocolos a serem utilizados, para que selecionem o primeiro paciente para iniciarmos a testagem”, destacou a diretora do Lacen, Elaine de Oliveira.
A nova unidade do Lacen foi inaugurada na semana passada em Cuiabá com investimento de R$ 34 milhões. Segundo a diretora, essa expansão permitirá o diagnóstico laboratorial de condições genéticas complexas. “Com essa ampliação do laboratório de genética, vamos promover o acesso ao diagnóstico precoce e contribuir com a linha de cuidado integral de pacientes que necessitam de investigação genética especializada. Também estamos implantando novas análises no laboratório de biologia molecular, na imunologia e no laboratório de microbiologia de água e alimentos”, acrescentou.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.