O Juizado Volante Ambiental realiza nesse momento, em parceria com a Delegacia do Meio Ambiente e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente, uma operação para apreensão de pescado irregular em Cuiabá e Várzea Grande no último dia da Piracema. A operação começou às oito horas da manhã em Cuiabá no Mercado do Porto.
De acordo com o conciliador do Juvam, Alexandre Corbelino, em um dos boxes foi encontrado pescado irregular. Entres os peixes apreendidos estavam espécies como pintado, piraputanga e pacú. Os peixes não haviam sido declarados pelo proprietário do estabelecimento, além disso, muito estavam com sinais que foram pescado utilizando apetrechos proibidos. O proprietário do boxe não foi preso porque não estava no local, na hora da apreensão do produto.
As equipes do Juvam, Sema e agentes da Delegacia do Meio Ambiente estão nesse momento em Várzea Grande realizando diligências. No município as equipes já apreenderam filés de pintado e jaú em uma residência no bairro Construmat. As duas pessoas responsáveis pelo pescado foram presas e serão encaminhadas para a delegacia para prestar depoimento.
As diligências continuam nesse momento. Todo o produto apreendido será encaminhado para a Delegacia do Meio Ambiente.
A piracema começou em Mato Grosso no dia primeiro de novembro de 2007 com duração até o dia de hoje, 29 de fevereiro. A partir de amanhã a pesca nos rios do Estado está liberada, obedecendo aos limites estabelecidos pela Sema.