Com o objetivo de capacitar os servidores para atuar com o sistema Processo Judicial Digital (Projudi), o expediente na Quinta Vara Cível da Comarca de Cáceres, onde atua o Juizado Especial Cível e Criminal, será suspenso de segunda a quarta-feira da próxima semana (3 a 5/8). A determinação consta da Portaria nº. 108/2009, que também determina a prorrogação dos prazos processuais que vencerem nestes dias para o dia útil seguinte. O Projudi tem o objetivo de ampliar o acesso da Justiça, reduzir custos, melhorar a qualidade do atendimento, entre outros benefícios.
O juiz titular do juizado, Adauto dos Santos Reis, explicou que os servidores lotados na secretaria e gabinete receberão o treinamento in loco. A capacitação consta das ações anunciadas na Meta 4 do Planejamento Estratégico da gestão 2009/2011, que versa sobre o aperfeiçoamento da política de informatização do Poder Judiciário, de forma a garantir o pleno funcionamento de suas unidades judiciárias, bem como as políticas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
O Juizado Especial Cível e Criminal de Cáceres tem registrado até a data de hoje (31/7) um total de 3.348 ações, das quais 1.534 são cíveis. O Projudi já se encontra em pleno funcionamento nos Juizados Especiais Cíveis de Cuiabá, Várzea Grande, Chapada dos Guimarães, Santo Antônio de Leverger e nas Turmas Recursais.