PUBLICIDADE

Justiça obriga Estado a pagar diárias para conselheiros gestores

PUBLICIDADE

Uma decisão proferida em recurso de apelação interposto pelo Ministério Público do Estado Estadual garante aos integrantes dos conselhos gestores e de direitos o pagamento de diárias e passagens para alimentação, hospedagem e locomoção quando estiverem realizando capacitação ou fiscalização. As despesas deverão ser custeadas pelo Estado. A decisão é da Terceira Câmara Cível do Tribunal de Justiça.

De acordo com o promotor Alexandre de Matos Guedes, a decisão põe fim ao tratamento desigual que o Estado vinha promovendo em relação aos integrantes do Conselho Estadual de Assistência Social e do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescentes. Os membros da sociedade civil que integram esses conselhos não estavam recebendo diárias para o custeio de despesas com viagens a trabalho.

"Na prática, os conselheiros não governamentais eram impedidos de fazer fiscalizações, prejudicando assim o controle da sociedade sobre as atividades do setor público. O cargo de conselheiro é por si só função pública, independentemente da origem de cada membro específico, não havendo qualquer pertinência em se proceder a discriminação de uns em relação a outros", ressaltou o promotor de Justiça.

Ele explicou que os Conselhos Gestores e de Direitos Estaduais são integrados de forma paritária por representantes governamentais e não governamentais e têm como atribuição fiscalizar e intervir nas políticas públicas. Acrescentou, ainda, que o artigo 2º da Lei 2.109/2009 permite que o Estado pague diárias aos conselheiros, formalmente nomeados e não pertencentes ao quadro de pessoal das carreiras do Estado.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Festival de divulgação científica ‘Pint of Science’ começa hoje em Sinop

De segunda a quarta-feira desta semana, será realizado em...

Homem morre carbonizado durante incêndio em residência no Mato Grosso

A Polícia Civil confirmou que Elias da Luz Nunes,...

Pai e filho se tornam réus por feminicídio de adolescente em Mato Grosso

Benedito Anunciação de Santana, de 40 anos, e seu...
PUBLICIDADE