PUBLICIDADE

Justiça nega pedido do MPF para inclusão de suporte de mão em veículos novos

PUBLICIDADE

A 5ª Turma do TRF (Tribunal Regional Federal) da 1ª Região, em decisão unânime, negou pedido do Ministério Público Federal que pleiteava a condenação das as montadoras de veículos e a União a incluírem suporte de mão em todos os veículos a serem produzidos. Os juízes entenderam que a medida não representaria “ganho real”aos consumidores. Da decisão cabe recurso.

De acordo com a assessoria do TRF-1, os procuradores ser necessária a instalação dos equipamentos para garantir a segurança e melhorar a acessibilidade desse meio de transporte aos idosos e portadores de deficiência.

O Juiz Federal César Augusto Bearsi alegou que o princípio da legalidade ensina que não se pode obrigar alguém a fazer o que não está previsto em lei. Segundo ele, não há norma constitucional, norma legal “ou mesmo ato administrativo normativo” que torne obrigatória a colocação de “suporte de mão” em todos os veículos.

Para o magistrado, a situação tampouco leva a reconhecer uma “omissão normativa” da União. “Para isso, seria necessária prova técnica sólida que demonstrasse a necessidade e utilidade do equipamento, o que não ocorreu”, afirmou Bearsi.

Segundo o juiz, os pareceres juntados aos autos, como os da empresa Fiat, do Contran, da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva e da Universidade Federal de Uberlândia, por sua Faculdade de Engenharia Mecânica, concluíram que, pela natureza e característica, o suporte não serve em termos de segurança, sendo mero instrumento de auxílio para acesso e saída de passageiros.

Por unanimidade, a Turma considerou que o suporte não representaria nenhum ganho real para os idosos e portadores de deficiência, e apensar faria com que os veículos se tornassem mais caros aos consumidores.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Caminhonete tem roda arracanda em violenta colisão com caminhão em Sinop

A colisão entre uma caminhonete GM Silverado preta e...

UFMT cita dificuldades orçamentárias e justifica transferência de jacarés para MG

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) informou que,...

Mato Grosso reduziu focos de calor em 77% em quatro meses, aponta Inpe

Mato Grosso completou quatro meses consecutivos de queda no...
PUBLICIDADE