segunda-feira, 7/julho/2025
PUBLICIDADE

Justiça mato-grossense garante retirada de nome da empresa do SPC

PUBLICIDADE

O juiz da Primeira Vara da Comarca de Mirassol D"Oeste, Anderson Candiotto, determinou, em decisão liminar, que a empresa Manaus Ambiental S/A, fornecedora de água, realize a exclusão do nome de um consumidor de qualquer órgão de restrição de crédito ou listagem de inadimplentes, no prazo máximo de cinco dias, referente a um débito discutido na Reclamação Cível concomitante com danos morais, sob pena de pagamento de multa de R$ 1 mil.

Consta dos autos que o consumidor foi informado que o nome de sua empresa estava no SPC/Serasa, referente às contas de água na empresa Manaus Ambiental S/A. O requerente sustentou não ter solicitado qualquer serviço junto à parte requerida, assim como afirmou que não residiu ou firmou qualquer tipo de negócio na cidade de Manaus (AM).

O magistrado ressaltou que apesar de não comprovada a existência de qualquer relação jurídica entre as partes, ao menos nesse momento processual, se faz necessária a classificação da parte requerente como consumidora, nos termos do artigo 17 do Código de Defesa do Consumidor (CDC). "A legislação consumerista e a civilista, amparadas pelo próprio ordenamento constitucional, é clara ao afirmar que qualquer cidadão ou pessoa jurídica consumidora não podem ser compelidos e constrangidos a custear serviços por eles não contratados e beneficiados, quer dizer, uma vez que existem indícios que o serviço não foi prestado, não pode o consumidor ver-se coagido a adimplir os custos e lucros da prestadora", revelou trecho da decisão.

Conforme o magistrado, se o consumidor não se vê obrigado a adimplir por serviços prestados de forma inadequada e sem qualidade, conforme o artigo 6º do CDC, muito mais por serviços não contratados e não realizados pela prestadora.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Peão morre após ser pisoteado por boi em rodeio no Nortão

José Thaysson Medeiros da Silva, de 21 anos, faleceu...

Dois morrem após carretas colidirem e pegarem fogo em rodovia de Mato Grosso

Dois condutores, de idades não informadas, foram encontrados sem...

Apostas de Mato Grosso ganham mais R$ 52 mil na loteria

Uma aposta de Santo Afonso (257 km de Cuiabá)...
PUBLICIDADE