A Polícia Militar de Mato Grosso informa que a 11ª Vara Militar decretou temporariamente a prisão de dois tenentes-coronéis da ativa em razão do não comparecimento à audiência de instrução e julgamento. O mandado foi expedido na data de hoje após a ausência dos oficiais em sessão de julgamento do major da PM, Marcelo Vinicius Ribeiro Leite, pelo crime de deserção (deixar de comparecer por mais de 30 dias corridos a serviço militar).
Um tenente-coronel apresentou atestado médico de sete dias junto a Diretoria Adjunta de Recursos Humanos da PM. Outro oficial encontrava-se de licença prêmio. No entanto, as justificativas quanto à ausência de ambos não chegaram em tempo hábil até o julgamento marcado para esta data.
O major Marcelo Vinícius se encontra preso na sede do 4º Batalhão da Polícia Militar, em Várzea Grande, por desobediência, também por determinação judicial.
A Polícia Militar informa que um tenente-coronel foi detido e encaminhado para o Batalhão de Operações Especiais (Bope), em Cuiabá. O outro oficial apresentou-se à 11ª Vara na tarde de hoje.
A comandante geral em exercício da PM, coronel Lílian Vieira Tereza de Lima, declarou que a determinação foi cumprida assim que recebida. O corregedor geral da Polícia Militar, coronel Jorge Catarino Moraes informou que acompanha o caso e procedimento administrativo já foi instaurado.