PUBLICIDADE

Justiça manda obras da usina de Sinop continuarem por risco de 1,5 mil perderem empregos

PUBLICIDADE

O juiz da Vara Especializada do Meio Ambiente da Comarca de Cuiabá, Rodrigo Roberto Curvo, concedeu liminar à Companhia Energética Sinop, concessionária da Usina Hidrelétrica Sinop, derrubando o embargo da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, que impedia a execução de lavra de arenito (jazida), sua extração, beneficiamento (britamento com processamento de agregados), bem como os produtos já processados (agregados) existentes em estoque. A paralisação, pela pasta estadual, havia sido determinada em 22 de outubro.

A empresa argumentou que o embargo acabava impedindo a continuidade das obras da usina, “colocando em risco o cronograma do empreendimento, e, inclusive, a manutenção do emprego de aproximadamente mil e quinhentas pessoas envolvidas no projeto”, destacando também regularidade da atividade de lavra, apontando ter as licenças necessárias. Ressaltou que ainda que ‘inexiste a possibilidade de adquirir matéria-prima de jazidas não localizadas no canteiro de obras, tendo em vista a especificidade dos materiais a serem utilizados na construção do empreendimento acima referido, além da inviabilidade econômica e técnica”.

Argumentos que foram acatados pelo magistrado, na sentença divulgada ontem. “Em análise sumária, própria dessa fase processual, verifica-se que os documentos atrelados na petição inicial demonstram em caráter inicial a boa aparência do direito da requerente (empresa) e a razoabilidade de sua pretensão a uma medida de urgência, destinada à imediata suspensão dos efeitos do Termo de Embargo”, disse. “Diferentemente do apontado no auto de embargo/interdição, verifica-se que a atividade embargada – extração e beneficiamento de mineral – encontra-se autorizada pelo órgão ambiental estadual, conforme as licenças de instalação do canteiro de obras da UHE Sinop (Licença de Instalação n. 63167/2013 acostada à fl. 59, válida até 4-12-2016) e de construção de barragens e represas para geração de energia elétrica no Rio Teles Pires, municípios de Cláudia, Itaúba, Sinop, Sorriso e Ipiranga do Norte (Licença de Instalação n. 63544/2014 acostada à fl. 66, válida até 16-3-2017)”, acrescentou.

Com o embargo, o magistrado ainda destacou que “além dos prejuízos financeiros suportados diretamente pela requerente, vislumbro prejuízos sociais. Em primeiro lugar, porque, segundo documentos que instruem a inicial, o empreendimento emprega, direta e/ou indiretamente, aproximadamente 1.500 (mil e quinhentas) pessoas, que estão na iminência de perderem seus empregos em razão da paralisação das obras. Em segundo, porque os efeitos produzidos pelo embargo impactarão diretamente no cronograma da obra, o qual deverá ser realinhado, com inevitáveis aditivos de prazos e preços, onerando desnecessariamente o erário, já que a obra é financiada com recursos públicos”.

A previsão é antecipar de janeiro de 2018 para maio de 2017 o início da operação da usina. O projeto demanda pelo menos R$ 1,777 bilhão em investimentos, com preço médio da energia a ser gerada de R$ 109,40 por megawatt-hora (Mwh). Ela tem capacidade instalada para gerar aproximadamente 400 megawatt, que correspondem a aproximadamente um milhão de geladeiras funcionando ou a quatro milhões de lâmpadas de 100 watts acesas simultaneamente.

De acordo com estudo apresentando pela Secretaria de Meio Ambiente (Sema), a área utilizada pra construção da usina de Sinop, tanto para obra em si com a barragem, será de 33,7 mil hectares, sendo que 30,3 mil hectares inundados (incluído áreas produtivas). Além de Sinop, o reservatório da usina abrangerá também os municípios de Sorriso, Itaúba, Cláudia e Ipiranga do Norte. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Bombeiros combatem incêndio em armazém em Lucas do Rio Verde

O incêndio num armazém onde funcionava uma esteira foi,...

Censo aponta que número de famílias chefiadas por mulheres cresce em Mato Grosso

Dados do Censo 2022, divulgados pelo Instituto Brasileiro de...

Sinop prepara seletivo para contratar até 350 professores

O projeto de lei que prevê contratação de até...
PUBLICIDADE