PUBLICIDADE

Justiça manda governo contratar mais agentes penitenciários

PUBLICIDADE

A justiça condenou o governo do Estado a realizar concurso público para a contratação de agentes prisionais para a penitenciária Major Zuzi Alves da Silva, em Água Boa. Segundo a ação civil pública, proposta pelo Ministério Público do Estadual, a unidade tem quantidade de presos superior a sua capacidade, isto é, são 486 reeducandos quando há espaço para 326. Mesmo assim estão empregados apenas 101 agentes.

O cenário no local, no entanto, conforme o órgão fiscalizador é mais grave. Falta médico para atendimento ambulatorial, colchões, material de limpeza e higiene pessoal, atividade laboral para os reclusos, abrigo adequado para visitantes, entre outras deficiências.

Em sua defesa, o governo admitiu a insuficiência no quadro de profissionais, mas informou uma recente contratação de agentes. Justificou que o déficit se deve à falta de recursos devido a não previsão na lei orçamentária.

Na decisão, o juiz Anderson Gomes Junqueira afirmou que a falta de agentes para atender a demanda na penitenciária fere a resolução 01/09 do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária porque compromete a segurança, um dos direitos fundamentais previstos no artigo 5º da Constituição Federal.

“Ressalto, além disso, que em se tratando de matéria atinente à segurança dos cidadãos, não há que se falar no princípio da reserva do possível, segundo o qual os direitos constitucionais só podem ser garantidos se houver recursos públicos disponíveis, eis que o direito à segurança é um direito fundamental e, portanto, supremo, soberano e absoluto”, completou o magistrado.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Peão morre após ser pisoteado por boi em rodeio no Nortão

José Thaysson Medeiros da Silva, de 21 anos, faleceu...

Dois morrem após carretas colidirem e pegarem fogo em rodovia de Mato Grosso

Dois condutores, de idades não informadas, foram encontrados sem...

Apostas de Mato Grosso ganham mais R$ 52 mil na loteria

Uma aposta de Santo Afonso (257 km de Cuiabá)...
PUBLICIDADE