A Comarca de Marcelândia (200 km de Sinop) lançou o projeto "Marcelândia Contra as Drogas" com o objetivo de conscientizar crianças e adolescentes sobre os perigos relacionados ao uso das lícitas e ilícitas. São realizadas atividades para discutir a temática e alcançar os objetivos propostos, entre os quais evitar o envolvimento de crianças e adolescentes com a criminalidade.
De acordo com o juiz Silvio Mendonça Ribeiro Filho, um dos diferenciais do projeto é estender a conscientização às drogas lícitas que, muitas vezes não são julgadas perigosas. "Sabemos que as drogas lícitas, notadamente o álcool, funcionam como porta de entrada para as drogas ilícitas, trazendo sérios riscos ao organismo", disse o magistrado.
Entre as atividades que serão desenvolvidas pelo projeto está o concurso de redação, que atingirá alunos de ensino fundamental e médio das escolas públicas e particulares do município. Os interessados em participar deverão escrever redações sobre drogas, sendo que os autores das três melhores redações de cada categoria serão premiados com tablets.
Além do concurso de redação, estão previstas outras atividades, como o passeio ciclístico que será realizado no dia 20 de novembro, às 8 horas, com saída da praça da igreja católica. Também foi planejado um ciclo de palestras, com o primeiro evento marcado para 08 de novembro, às 19 horas, na Escola Pedro Bianchini.