quinta-feira, 25/abril/2024
PUBLICIDADE

Justiça Federal será implantada hoje em Sinop

PUBLICIDADE

Hoje é um dia histórico para Sinop e a região. A data ficará marcada pela instalação da Justiça Federal no Norte Mato-grossense. 34 anos depois de ser fundada, Sinop sediará a Vara da Justiça Federal que vai atender mais de 20 cidades do Nortão. A unidade é fruto da mobilização e determinação da Justiça Federal de Mato Grosso em parceria com a Prefeitura de Sinop.

Conforme Só Notícias já informou, a nova vara funcionará no mesmo prédio da delegacia municipal e além de Sinop, terá jurisdição em Alta Floresta; Sorriso; Carlinda; Cláudia; Colider; Feliz Natal; Guarantã do Norte; Ipiranga do Norte; Itaúba; Marcelândia; Matupá; Nova Canaã do Norte; Nova Guarita; Nova Santa Helena; Novo Mundo; Paranaíta; Peixoto de Azevedo; Santa Carmem; Terra Nova do Norte; União do Sul e Vera. Vítimas, acusados, testemunhas e advogados deixarão de se deslocarem até Cuiabá e passarão a ter seus processos despachados pela vara sinopense.
A quantidade de processos que terá ainda não foi confirmado.
Questões envolvendo órgãos públicos federais (Ibama, Incra, Caixa Econômica), crimes ambientais, dentre tantos outros são de alçada da Justiça Federal.

O juiz Charles Renaud Frazão de Moraes comandará a unidade de Sinop. A solenidade de inauguração da vara está marcada para às 17 horas e será prestigiada pelo desembargador federal Ítalo Fioravanti Sabo Mendes, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, diretor do Foro da Justiça Federal no Mato Grosso, juiz federal Julier Sebastião da Silva, o prefeito Nilson Leitão, o presidente da câmara, José Pedro Serafini, dentre outras lideranças.

Inicialmente 22 funcionários passarão a atuar na nova vara. Nesta primeira semana serão suspensos os atendimentos externos para o recebimento dos processos dos municípios de abrangência, que tramitam na Justiça Estadual. A partir de agora os novos processos de alçada federal de todo o Nortão não precisarão mais ser encaminhados em Cuiabá.

Esta é a primeira vara da Justiça Federal do Nortão e faz parte do projeto de interiorização e expansão dos juizados especiais, que também facilita a instalação de outros órgãos como a Procuradoria da República, a Procuradoria da Fazenda Nacional, a Advocacia-Geral da União, a Defensoria Pública da União entre outras instituições que têm atuação na Justiça Federal.

Notícia anterior
Próxima notícia

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Motociclista atinge carreta estacionada e morre em Sinop

Um motociclista morreu, há pouco, após sofrer um acidente...

Ministério Público notifica Várzea Grande para impor limites a carretinhas de som

O Ministério Público do Estado de Mato Grosso notificou...

Nova Mutum define apoio para projetos culturais

A prefeitura está realizando chamamento público, até dia 27...
PUBLICIDADE