O juizado especial federal itinerante começa a ouvir, no próximo dia 11, na Secretaria de Ação Social, as pessoas que pretendem entrar com ações requerendo pedidos de aposentadoria por idade, aposentadoria de trabalhador rural, por invalidez, pedidos de pensão por morte, auxílio-doença, revisão de benefícios etc) e assistenciais (benefícios a idosos, a deficientes físicos ou mentais. Também poderá ser requerida a correção e o levantamento de valores de FGTS depositados na Caixa Econômica Federal e ser ajuizadas quaisquer outras ações contra o Governo Federal, o INSS, a CEF e outras autarquias, fundações e empresas públicas federais.
A fase de recebimento de ações e requerimentos vai até dia 15. Nesta fase, serão realizadas as audiências concentradas de conciliação, instrução e julgamento com os Juízes Federais e servidores da Justiça, proferindo de imediato as decisões.
A Justiça Federal atenderá moradores de Alta Floresta, Carlinda, Colíder, Feliz Natal, Guarantã do Norte, 6 Ipiranga do Norte, Itaúba, Marcelândia, Matupá, Nova Canaã do Norte, Nova Guarita, Nova Santa Helena, Novo Mundo, Paranaíta, Peixoto de Azevedo, dentre outros.