quinta-feira, 25/abril/2024
PUBLICIDADE

Justiça Federal autoriza Ciopaer a utilizar mais uma aeronave apreendida em Mato Grosso

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: Christiano Antonucci)

O Centro Integrado de Operações Aéreas de Mato Grosso (Ciopaer) passará a contar com mais uma aeronave nas ações de segurança pública. A Justiça Federal autorizou a unidade a utilizar o bimotor marca Beech Aircraft, modelo 58 (Baron), que foi apreendido em Rondonópolis (212 km ao Sul de Cuiabá), durante a Operação Escalada, deflagrada em novembro do ano passado. Com isso, a frota será composta por seis aviões e três helicópteros.

“Assim, diante da improvável restituição da aeronave a pessoa falecida, não há dúvidas de que pode ser destinada às operações de segurança pública exercidas pelo Ciopaer, sob sua responsabilidade e com o objetivo de sua conservação, nos termos da Lei Antidrogas”, conta em trecho de decisão.

A expectativa, segundo o comandante do Ciopaer, tenente-coronel PM Juliano Chiroli, é que ela esteja apta para as atividades dentro de 60 dias, após passar por revisão geral e aplicação de identidade visual semelhante às demais. “Estamos muito felizes com esta decisão, em resposta a um trabalho bem fundamentado da assessoria jurídica da Sesp (secretaria de Estado de Segurança Pública), que conseguiu demonstrar a importância de incorporamos mais uma aeronave à nossa frota”.

Outro ponto fundamentado pela juíza federal substituta do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, Karen Regina Okubara, na decisão é que o Departamento de Polícia Federal de Rondonópolis afirma não possuir local apropriado para a alocação da aeronave no município, “embora o bem esteja dia após dia sujeito a deterioração (sobretudo por falta de manutenção)”.

A magistrada frisa ainda o reconhecimento da Sesp pelos serviços prestados em Mato Grosso. “Vale lembrar que a remoção de aeronaves sob a custódia da Justiça evita o sucateamento e a deterioração dos bens apreendidos, em decorrência do desuso e da falta de manutenção ao longo do moroso trâmite processual. Ademais, vislumbro o atendimento ao interesse público, exigido pela lei, uma vez que a referida instituição é reconhecida pelos serviços prestados em favor da segurança pública neste Estado”.

O secretário de Estado de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, destaca a importância da incorporação da aeronave para fortalecer a atuação do Ciopaer. “Agradeço à Justiça Federal por ter acatado nosso pedido, pois trata-se de um importante incremento para o combate ao tráfico de drogas e demais ações de enfrentamento à criminalidade no nosso Estado”, ressaltou, por meio da assessoria.

Conforme Só Notícias já informou, em dezembro do ano passado, o Cesna 210, apreendido em uma operação em conjunto com a Polícia Federal em março deste ano foi liberado para uso do Ciopaer. A aeronave foi interceptada em março de 2018, com uma carga de 350 quilos de cocaína. A operação foi realizada em trabalho conjunto do Ciopaer, PF e Grupo Especial de Segurança de Fronteira (Gefron). Era utilizada uma pista clandestina em um local de mata para pousos e decolagens.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Morre jovem que estava internada em Nova Mutum após acidente em Sinop

Faleceu ontem no hospital de Nova Mutum, Kerollyn Thaiza...

Unemat promove evento sobre geopolítica do Oriente Médio em Sinop

A Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas (Facet) da...

Condutor perde controle e caminhonete capota na BR-163 em Sinop

O acidente com a Toyota Hilux foi, no início...
PUBLICIDADE