A justiça de Mato Grosso promove, em 1º de setembro, um mutirão de conciliação no no Juizado Especial da Comarca de Nova Monte Verde (Nortão). São previstas as realizações de 272 audiências entre ações cíveis e criminais previstas para ocorrerem das 8h às 18h em oito salas do Fórum. O objetivo é reduzir o estoque de processos (número total não confirmado) para dar agilidade aos serviços jurisdicionais prestados à sociedade.
Os trabalhos estão sendo organizados pela diretora do Departamento de Apoio aos Juizados Especiais (Daje), da Corregedoria-Geral da Justiça de Mato Grosso, Juliana Gimenes de Freitas Errante, e pela diretora do Fórum, juíza Laura Dorilêo Cândido, que coordenará o mutirão. O mutirão também deve contar com apoio da Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção de Alta Floresta, do Conselho de Supervisão dos Juizados Especiais, do Ministério Público Estadual, Procuradoria da Justiça, da Defensoria Pública de Mato Grosso e da Polícia Militar.
A realização de mutirões consta das ações estratégicas da atual gestão da Corregedoria, que já realizou mais de 3.000 audiências em mutirões ocorridos em Juizados Especiais de Cuiabá, Cáceres, Sinop e Rosário Oeste.