sábado, 18/maio/2024
PUBLICIDADE

Justiça do Trabalho recebeu quase 600 ações contra trabalho escravo em quatro anos em MT

PUBLICIDADE

Conforme os dados do Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso (TRT), entre janeiro e agosto deste ano o número de ações ajuizadas tratando de pedidos de indenizações de trabalhadores que alegaram trabalhar em condições análogas a escravo chegou a 86. Já em 2013, primeiro ano do levantamento, foram registrados 127 novos processos. No ano seguinte, o número oscilou para 118, voltando a subir em 2015 para 141. Já no ano passado, o TRT contabilizou o ajuizamento de 125 processos com este tipo de pedido. Totalizando 597 processos.

Do total, nem todos são julgados procedentes. Mas de forma geral, quando comprovados em juízo, os números se traduzem em histórias de trabalhadores que chegaram à Justiça do trabalho para reclamar direitos básicos como equipamentos de proteção individual (EPI), local para refeição e condições dignas de higiene.  Como foi o caso de quatro trabalhadores resgatados após fiscalização realizada em 2016 em obra em Chapada dos Guimarães.

Outra sentença de condenação por trabalho escravo foi proferida em julho deste ano pela Vara do Trabalho de Juara, após uma fiscalização realizada pela Superintendência Regional do Trabalho de Mato Grosso (SRT). Na ocasião, foram encontrados seis trabalhadores vivendo em situação análoga à escravidão em uma fazenda localizada à 150 quilômetros da cidade.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE