A Vara do Trabalho de Colíder autorizou o repasse de quase R$ 178 mil para viabilizar a construção da sede própria da Pastoral da Criança de Nova Canaã do Norte. A pastoral é uma entidade criada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) com trabalhos voltados ao combate da mortalidade infantil, da violência dentro de casa entre crianças e adultos e da gravidez na adolescência.
A autorização do repasse foi realizada pelo juiz Mauro Curvo. Ele coordena os trabalhos do Comitê Multi-institucional local, entidade que congrega órgãos ligados ao Poder Judiciário, responsável por analisar e deliberar sobre a destinação dos recursos.
A construção do prédio da Pastoral da Criança é um dos três projetos contemplados pelo Comitê neste mês. Os recursos são oriundos de Ações Civis Públicas movidas pelo Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso contra empresas com atuação na região de Colíder.
Conforme o juiz Mauro Curvo, o Comitê tem priorizado os pedidos feitos por entidades filantrópicas cuja missão seja atender crianças, adolescentes, jovens e idosos em situação de vulnerabilidade social. “O trabalho desenvolvido pelas entidades beneficiadas com o repasse dos recursos é de imensurável relevância, uma vez que auxiliam o Poder Público, seja ele Municipal, Estadual ou Federal, na materialização dos direitos e garantias fundamentais consagrados na Constituição Federal”.
A Pastoral da Criança atende a 173 famílias em situação de vulnerabilidade em Nova Canaã do Norte, município vizinho à Colíder. A entidade visita os lares e estimula a ressocialização das crianças e suas famílias por meio de atividades lúdicas, palestras e dinâmicas. Em suas visitas, ela também fornece uma multimistura para combater a desnutrição. Com a construção da sede própria, a perspectiva da entidade é melhorar os serviços prestados junto aos mais necessitados.