segunda-feira, 7/julho/2025
PUBLICIDADE

Justiça determina que Detran de MT desvincule pagamento de multa

PUBLICIDADE

O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran) deverá desvincular o pagamento do licenciamento de um veículo ao prévio pagamento de multas existentes. Além disso, também deverá declarar a nulidade dos autos de infração por não ter procedido conforme determina o Código de Trânsito Brasileiro. A decisão unânime foi da Terceira Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, que manteve sentença de Primeiro Grau (Apelação nº 126.231/2008).

Nas argumentações, o Detran sustentou que o mandado de segurança interposto pelo proprietário do veículo não seria a via processual adequada para questionamentos sobre a legalidade das infrações. Argüiu que os atos editados pela administração pública gozam de presunção de legitimidade. Por fim, destacou que o apelado teria sido devidamente notificado das penalidades impostas, conforme exigência do Código de Trânsito Brasileiro.

Entretanto, na avaliação do relator do recurso, desembargador Guiomar Teodoro Borges, é possível o uso do mandado de segurança como meio para declaração de nulidade das infrações de trânsito se as provas oferecidas com a inicial e as informações são suficientemente seguras à constatação da ilegalidade apontada. Além disso, o espelho das multas apresentado pelo impetrante revelou que a autoridade de trânsito não procedeu conforme determina o Código de Trânsito Brasileiro, ou seja, não expediu as notificações dentro do prazo de 30 dias, conforme tratam os artigos 281 e 282.

O relator esclareceu que o mesmo aconteceu com o licenciamento porque, segundo a Súmula 127 do Superior Tribunal de Justiça, é ilegal condicionar a renovação da licença do veículo ao pagamento de multa da qual o infrator não foi notificado.

A unanimidade da decisão foi conferida pelos desembargadores Díocles de Figueiredo (revisor) e Carlos Alberto Alves da Rocha (vogal).

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Peão morre após ser pisoteado por boi em rodeio no Nortão

José Thaysson Medeiros da Silva, de 21 anos, faleceu...

Dois morrem após carretas colidirem e pegarem fogo em rodovia de Mato Grosso

Dois condutores, de idades não informadas, foram encontrados sem...

Apostas de Mato Grosso ganham mais R$ 52 mil na loteria

Uma aposta de Santo Afonso (257 km de Cuiabá)...
PUBLICIDADE