quinta-feira, 18/julho/2024
PUBLICIDADE

Justiça determina a município de MT realização de recenseamento de alunos

PUBLICIDADE

A Justiça julgou procedente ação civil pública proposta pelo Ministério Público Estadual e determinou ao município de Alto Garças a realização de levantamento anual de todos os alunos do ensino fundamental. Antes do início de cada ano letivo, o município terá, ainda, que realizar chamada pública para que os pais ou responsáveis tomem conhecimento sobre as orientações relativas à matrícula. Caso a determinação judicial não seja cumprida, o município terá que arcar com multa no valor de R$ 10 mil.

Segundo o promotor Márcio Florestan Berestinas, a medida visa garantir o cumprimento de obrigação constitucional referente à criação de políticas públicas voltadas ao recenseamento dos educandos. Ele destaca que, em Alta Garças, não existe uma política formal com o fim de se evitar a evasão escolar. "As informações obtidas no recenseamento deverão ser utilizadas como referência para a formulação de políticas públicas e execução de programas na área da educação, incluindo os de combate à evasão escolar, transferência de recursos públicos como merenda e transporte escolar, distribuição de livros e uniformes, implantação de bibliotecas, entre outras", ressaltou o promotor de Justiça.

Na sentença, o juiz Pedro Davi Benetti destacou que no decorrer da instrução processual o município não demonstrou qualquer ato normativo que comprove a existência de uma política pública formal sobre o tema. "As políticas públicas não podem restringir-se às ações isoladas de escolas e servidores públicos e secretários do município, os quais, muito embora atuem com boa-fé e vontade de promover o bem estar das crianças e adolescentes, não garantem sua continuidade, justamente por não haver uma política de Estado", afirmou o magistrado.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Dados de satélite indicam redução no número de focos de calor em Mato Grosso

Dados do Programa BDQueimadas do Instituto Nacional de Pesquisas...

Homem fica ferido em colisão entre carro e moto em Sinop

Um homem ficou ferido em um acidente no setor...

Coruja é resgatada em área de risco por morador de Sorriso

O filhote de coruja suindara (tyto furcata), também conhecida...
PUBLICIDADE