O volume de novas ações ajuizadas no fórum da Comarca de Sinop (que também engloba Santa Carmem) cresceu 38% em um ano. Em 2013, havia 42,7 mil e agora são 59,2 mil procesos para serem sentenciados, nas 10 varas. A vara de fazenda pública é que tem maior quantidade, 18,8 mil. O segundo maior volume está na 3ª vara criminal, que trata das execuções penais, com 7.302. Na 5ª vara, onde tramitam processos relacionados a casos familiares, são 6.493.
O novo levantamento foi confirmado, em primeira mão, ao Só Notícias, pelo juiz diretor, Clovis Teixeira de Mello, que considerou "gigantesco" o crescimento. "O volume que tramita é um dos maiores da história de Sinop e do Estado. 38,5% é muita coisa. A estrutura da comarca também precisa crescer para sustentar o volume de demanda. Precisamos criar novas varas, trazer mais juízes e, imediatamente, construir novo fórum", defende. Se Sinop for elevada para entrância especial, como defendem juízes, advogados e demais lideranças, serão designados mais dois magistrados, totalizando 12.
A sede atual tem 3 mil metros quadrados com área de 2,5 mil metros para estacionamento. Clovis revelou que está em andamento estudo para ser construído novo fórum, com 15 mil metros quadrados de área construída. A projeção de investimentos não foi concluída. "Há dois terrenos indicados pela prefeitura, um nas proximidades do Centro de Eventos Dante de Oliveira, de 25 mil metros quadrados, e o outro sentido aeroporto com 40 mil metros quadrados. Vai ficar a critério do presidente do Tribunal de Justiça a escolha do melhor imóvel", informou Clovis.
O juiz declarou, após audiência pública, nesta terça-feira, para debater com juízes, advogados e líderes políticos as prioridades para o judiciário, que o presidente do tribunal, Orlando Perri, "se sensibilizou com a necessidade de ampliação para construir novo prédio e também, a curto prazo, existe probabilidade de 90% de acenar com elevação da Comarca. Na sede atual, ainda temos capacidade para instalar dois gabinetes e duas secretarias, que abrigariam em torno de 20 servidores a mais", concluiu.
O Tribunal de Justiça não estipulou prazo para decidir sobre os pedidos de entrância especial e novo fórum
Assista entrevista do desembargador Orlando Perri sobre encontros com magistrados em Sinop e Alta Floresta