PUBLICIDADE

Justiça de São Paulo autoriza transferência do elefante Sandro para Santuário em Mato Grosso

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: TVTem)

O elefante Sandro será transferido para o Santuário de Elefantes Brasil (SEB) em Chapada dos Guimarães. Os desembargadores Paulo Alcides, Paulo Ayrosa e Luis Fernando Nishi votaram hoje de forma unânime a favor da transferência do animal, que há anos vive no zoológico de Sorocaba no interior de São Paulo. A ação judicial que resultou na decisão foi movida pela Agência de Notícias de Direitos Animais (ANDA).

Em nota, a entidade afirmou que o resultado é especialmente relevante porque difere do que ocorreu após a sentença de primeira instância. Naquela ocasião, a prefeitura de Sorocaba apresentou recurso e conseguiu suspender temporariamente os efeitos da decisão que determinava a transferência do elefante. Agora, porém, os recursos eventualmente apresentados não possuem o mesmo poder automático de suspender o que foi decidido pelo tribunal.

Na prática, isso significa que a administração municipal deverá cumprir a determinação judicial e providenciar a transferência de Sandro para o santuário. Caso deseje contestar a decisão, poderá recorrer posteriormente, mas sem impedir de imediato o cumprimento da medida.

A notícia veio no mesmo dia em que o Santuário iniciou a transferência da elefanta Baby. “Estamos duplamente felizes. Em meio a transferência da elefanta asiática, Baby, para o SEB, recebemos a notícia, que de forma unânime, os desembargadores decidiram pela transferência do elefante Sandro o SEB”, declarou Daniel Moura, biólogo diretor do Santuário de Elefantes Brasil. “Já estamos em contato com o MP para combinarmos os próximos passos do cumprimento da sentença.”

Para Silvana Andrade, presidente da ANDA, a decisão representa mais uma importante vitória para os direitos animais e para a justiça. “Essa decisão unânime demonstra que a sociedade e o Poder Judiciário estão cada vez mais atentos às necessidades dos animais e ao sofrimento causado pelo confinamento em zoológicos. Sandro esperou por muitos anos a oportunidade de viver em um ambiente que respeite sua natureza, sua individualidade e seu bem-estar. Esperamos que sua transferência ocorra o mais breve possível, para que ele finalmente possa desfrutar da liberdade, da dignidade e da qualidade de vida que sempre lhe foram negadas. Hoje é um dia de esperança não apenas para Sandro, mas para todos os animais mantidos em cativeiro”, afirmou Silvana.

Em vídeo publicado em suas redes sociais, o prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga (Republicanos) afirmou ser contrário à transferência e alegou que Sandro não possui dentes, sugerindo que o elefante não conseguiria sobreviver no Santuário de Elefantes Brasil. Porém, a ANDA afirma que a ausência de dentes não impede que o elefante viva no santuário, onde receberá alimentação adequada e acompanhamento especializado, e que sua condição física é resultado de “décadas de confinamento e de falhas nos cuidados oferecidos durante sua permanência no zoológico, justamente um dos motivos que levaram à ação judicial em defesa de sua remoção”.

Em julho de 2025, a ANDA e a atriz Bianca Bin entregaram uma petição em defesa da transferência de Sandro que reuniu mais de 40 assinaturas de artistas brasileiros. Entre os apoiadores estavam nomes como Heloísa Périssé, Xuxa, Luana Piovani, Glória Pires, Lima Duarte e Alinne Moraes, reforçando a mobilização da sociedade civil em favor da liberdade do elefante. “No Santuário de Elefantes Brasil, localizado em Mato Grosso, Sandro terá a oportunidade de viver em um ambiente amplo, cercado pela natureza e livre das limitações impostas pelo cativeiro”, destaca a entidade.

Conforme Só Notícias já informou, a elefanta asiática Baby iniciou hoje sua viagem rumo ao Santuário de Elefantes Brasil (SEB), localizado na região de Chapada dos Guimarães (66 km de Cuiabá). O animal está sendo transferido do parque Beto Carrero World, em Penha (SC), após determinação judicial que definiu sua mudança para o santuário especializado no acolhimento e recuperação de elefantes.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Motos colidem em cruzamento e três ficam feridos em Sinop

Uma colisão entre duas motocicletas foi registrada esta noite...

Colisão entre picape e carro deixa mulher ferida em cruzamento no centro de Sinop

A colisão ocorreu esta noite no cruzamento das ruas...

Lucas do Rio Verde abre inscrições para aulas de alfabetizacao

Desenvolvido por meio de uma colaboração entre o governo...
PUBLICIDADE