O Poder Judiciário de Mato Grosso e a concessionária de energia (Energisa) realizam até sexta-feira (23) o mutirão de conciliação para negociação de dívidas que ainda não foram ajuizadas pela concessionária. Ao todo, 245 consumidores em débito com a empresa receberam convites para participar de audiências intermediadas pelo Centro Judiciário de Solução de Conflito e Cidadania Virtual (Cejusc Virtual Estadual).
A iniciativa é o resultado prático do termo de cooperação técnica assinado entre a concessionária e a Justiça de Mato Grosso. As conciliações serão realizadas no formato on-line, por 31 mediadores do Tribunal de Justiça de Mato Grosso.
“Toda a estrutura para a promoção do mutirão parte do Cejusc Virtual Estadual, em parceria com o Nupemec, dessa forma as audiências são designadas por nós, os espaços virtuais e os mediadores e conciliadores são cedidos pelo Poder Judiciário. Além disso, esses terceiros facilitadores, que atuam nas sessões de conciliação, passam por treinamento específico para os mutirões, visando um melhor aproveitamento do tempo e das oportunidades de negociação que surgem com o emprego das técnicas adequadas a resolução consensual dos conflitos”, explicou a juíza coordenadora do Cejusc Virtual Estadual, Melissa de Lima Araújo.
O mutirão de conciliação da Energisa prevê dar soluções rápidas e assertivas para conflitos que ainda se encontram na fase pré-processual. A juíza Melissa Lima reforça que os acordos em representações nesse ponto contribuem para a não judicialização da causa. “Os resultados esperados são o aumento da solução consensual dos conflitos, diminuindo assim o número de processos judiciais e aumento da autocomposição das demandas. Quanto mais audiências realizarmos, mais levamos a solução consensual do conflito à população, que passa também a conhecer outras portas do judiciário mato-grossense”, destaca a magistrada.
“A iniciativa é de extrema importância para toda a sociedade na busca de resolução dos problemas e conflitos. A Energisa está sempre participando e apoiando esse trabalho. E, além disso, é uma forma de relacionamento mais próximo do cliente, resolvendo e apoiando sempre o consumidor”, explica a coordenadora de recebíveis da Energisa Mato Grosso, Gabriela Dias.
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