PUBLICIDADE

Justiça de Mato Grosso recebe lista para escolha de novo desembargador

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: Alair Ribeiro )

O presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargador José Zuquim Nogueira, recebeu hoje a lista sêxtupla elaborada pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MT) com os nomes dos profissionais que concorrem à vaga de desembargador aberta pelo quinto constitucional. A entrega oficial foi feita pela presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso, durante reunião no Palácio da Justiça, em Cuiabá.

Foram indicados os advogados Ricardo Almeida, Dalto Passare e Sebastião Monteiro, e as advogadas Jamille Adamczyk, Juliana Zafino e Michele Dorileo. Todos passaram por um processo seletivo interno, que envolveu análise de currículos, sabatina pública e votação pelo Conselho Seccional da OAB na última sexta-feira.O TJ escolherá a lista tríplice que será encaminhada ao governador Mauro Mendes que fará a escolha final.

“Recebo essa lista com muita alegria. É um ato que simboliza a colaboração entre os poderes e instituições que compõem o sistema de Justiça”, afirmou o presidente. “A lista será devidamente protocolada e encaminhada aos membros do Tribunal. Já nesta semana, hoje e amanhã, as cópias serão distribuídas para todos os desembargadores, para que possamos analisar e definir o momento mais oportuno de levar a votação ao Pleno, quando o colegiado estiver com a maioria presente”, disse o presidente José Zuquim.

A presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso, ressaltou a relevância do ato para a advocacia e para o próprio sistema de Justiça. “Esse é um momento muito importante, não apenas para a advocacia, mas também para o Judiciário e para a sociedade como um todo”, afirmou. “O quinto constitucional tem um papel fundamental ao garantir uma visão plural dentro do sistema de Justiça, permitindo que magistrados de carreira, advogados e membros do Ministério Público atuem juntos na construção de decisões mais equilibradas”.

Gisela lembrou que o processo de escolha dentro da OAB foi extenso e pautado pela transparência. “Na última sexta-feira realizamos uma sessão com quase oito horas de duração, ouvindo todos os candidatos e debatendo seus perfis. Hoje entregamos ao Tribunal uma lista composta por três advogados e três advogadas, todos altamente qualificados e comprometidos com a advocacia e com o Estado Democrático de Direito”, explicou.

A vaga em disputa foi aberta após a aposentadoria do desembargador Luiz Ferreira da Silva, ocorrida em 12 de junho, quando ele completou 75 anos, idade-limite para o exercício da magistratura. Luiz Ferreira integrava a Primeira Câmara de Direito Público e Coletivo do TJMT.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Primeiro Festival do Queijo de Mato Grosso começa dia 24

Foi confirmada a primeira edição do Festival do Queijo...

Empresas de Lucas ofertam vagas com alguns salários de até R$ 6 mil

Empresas sediadas em Lucas do Rio Verde divulgaram, hoje,...

Encerram esta semana inscrições de vestibular com 2,3 mil vagas da Unemat; confira cursos

Serão encerradas as inscrições para o Concurso Vestibular 2026/1...

Carreta tomba, pega fogo e motorista morre em Mato Grosso

Um motorista morreu após uma carreta Volvo FH 540...
PUBLICIDADE