A primeira temporada de júris populares em Sinop será entre os dias 13 e 30 deste mês, para julgar acusados de homicídio e por tentativas. Só Notícias teve acesso a pauta de julgamentos definido pela Justiça Criminal. O primeiro a ser julgado é Arnaldo dos Santos, acusado de matar a facadas, Ariston de Assunção Moraes, em dezembro de 1991, em uma lanchonete em Sinop.
Amadeus Pereira de Alencar será julgado no dia 15 pelo assassinato de Jean Carlos da Silva, em 20 de julho de 2000, na avenida das Sibipirunas, em Sinop. Jean foi morto a tiros. Os réus Francisco da Conceição Lima e José Ataíde Vieira responderão, no dia 19, pelo homicídio Francisco Conceição Lima. Ele foi morto a pauladas, em dezembro de 1999, no centro de Sinop.
O penúltimo júri é de Inacio Tulio de Oliveira que é acusado de mandar matar Laercio Alves de Lima, há 20 anos. O crime foi em um hotel. O Ministério Público acusa Inacio de ser o mandante e Laercio foi assassinado a tiros de espingarda.
O último júri será do casal Fideo Yamak e Iracema Iamaky acusados de mandar uma terceira pessoa atirar em Benedito Filisbino, na Gleba Manitsua, em Santa Carmem. O crime foi em 1997. O júri de Fideo e Iracema tinha sido marcado, inicialmente, na temporada do ano passado, mas acabou transferido para este mês.
Os julgamentos começarão às 08:30hs, no fórum. A Justiça Criminal divulgou a lista dos jurados que estão sendo convocados para compor o conselho de setença.