Três homens que assaltaram uma fazenda em Porto Esperidião (região Oeste), em fevereiro do ano passado, foram condenados pela Justiça de Mato Grosso. A decisão é do juiz da Terceira Vara Criminal da Comarca de Cáceres, Jorge Alexandre Martins Ferreira, para quem ficou provado, no decorrer do processo, que os acusados cometeram o crime de roubo triplamente qualificado, com uso de arma de fogo, concurso de agentes e restrição da liberdade das vítimas.
De acordo com a sentença, Fernando Rodrigo Pereira e Dorivan Palmeiras de Barros foram condenados a nove anos de reclusão mais 30 dias-multa, enquanto André Luiz Junqueira Valentin deverá cumprir pena de seis anos e 20 dias-multa. O valor dos dias-multa foi fixado pelo juiz em um trigésimo do salário mínimo vigente à época dos fatos.
Conforme informações da assessoria do TJ, Dorivan e André foram presos pela Polícia Militar e confessaram a autoria do crime. Fernando ainda não foi localizado, mas já teve a prisão preventiva decretada. Em depoimento, as vítimas reconheceram os dois homens que praticaram o assalto. Fernando havia trabalhado na fazenda e planejou o roubo, convidando Dorivan para auxiliá-lo no momento do fato. A função de André era conseguir uma motocicleta para os comparsas fugirem do local do crime.
Informados sobre o dia em que o dono da fazenda faria o pagamento dos funcionários, Fernando e Dorivan ficaram escondidos em um matagal próximo à entrada e esperaram a chegada da vítima, que estava acompanhada da família.
Assim que chegaram ao local, eles foram rendidos pelos assaltantes e aterrorizados com constantes ameaças. As vítimas tiveram as cabeças cobertas com sacos plásticos e foram amarradas dentro do carro com os cintos de segurança, de onde só saíram após a fuga dos bandidos, que levaram consigo a quantia de R$ 40 mil. Posteriormente, esse valor foi dividido entre eles.