PUBLICIDADE

Justiça Comunitária vai reestruturar postos da capital

PUBLICIDADE

O presidente do Tribunal de Justiça, Orlando Perri, assinou, hoje, Termos de Cooperação Técnica com a Secretaria de Educação de Cuiabá e Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) com o objetivo de reestruturar os postos de atendimento do Programa Justiça Comunitária.

Na ocasião, dois termos foram celebrados, o primeiro entre o Tribunal de Justiça e a Prefeitura de Cuiabá, estabelece a cessão de três salas, bem como o fornecimento de materiais e bem móveis. Já o segundo entre o tribunal e a secretaria estadual tem a finalidade de cessão de sete salas e também o fornecimento de materiais e móveis.

Orlando Perri anunciou seu projeto de ampliar o número de agentes comunitários e aumentar a gratificação deles. “A Justiça Comunitária começou há mais de 10 anos com 100 agentes, está na hora desse número aumentar e a Justiça de Mato Grosso se fazer mais presente nas comunidades, a fim de diminuir a violência e os litígios”. Segundo Perri, a gratificação dos agentes passaria de R$ 200,00 para R$ 500,00 e o número atual de 100 para 200.

Para a coordenadora do Programa Justiça Comunitária, juíza Gleide Bispo dos Santos, a participação dos policiais é essencial para o sucesso dessa parceria. “A capacitação dos agentes comunitários é permanente, e acredito que com a vinda dos policiais militares e civis esse projeto deve ganhar muita força, já que eles conhecem a realidade dos bairros e podem se tornar excelentes instrumentos de mediação”, pontuou a juíza.

Alexandre Bustamante dos Santos, secretário de Estado de Segurança Pública, lembrou que a justiça deve ficar mais próxima da sociedade. “Mais do que segurança pública, a sociedade clama por uma paz social. O juiz que frequenta os bairros passa a conhecer os moradores e os problemas enfrentados em cada bairro, assim como os policiais”.

Os agentes comunitários são voluntários que orientam os moradores dos bairros mais carentes das cidades onde o programa atua: Cuiabá, Várzea Grande, Chapada dos Guimarães, Poconé e Lucas do Rio Verde. As pessoas interessadas devem ser da própria comunidade e dispor de 8 horas semanais para se dedicar a atividade, sendo 4 horas de atendimento domiciliar e 4 horas de atendimento nos postos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Prefeitura de Sorriso não fará queima de fogos e reforça cuidado com grupos sensíveis

A administração municipal informou, esta tarde, que não será...

Carro fica danificado ao atingir rotatória em Colíder

Um Hyundai HB20 branco se envolveu em acidente de...

Morre empresário pioneiro em Sinop que fundou diversos bairros

Faleceu, no início da tarde, o empresário Anésio Gonçalves...
PUBLICIDADE