PUBLICIDADE

Justiça afasta prefeito de Cuiabá do cargo e manda prender chefe de gabinete; MP faz operação

PUBLICIDADE
Só Notícias/Gazeta Digital (foto: assessoria/arquivo e A Gazeta - atualizada 09:36h)

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso acatou pedido Ministério Público e determinou o afastamento do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) do cargo. A decisão foi cumprida, esta manhã, na operação Capistrum, feita também pela Polícia Civil investigam atos ilícitos na secretaria de Saúde de Cuiabá.

Buscas e apreensões estão sendo cumpridas na casa do prefeito e na prefeitura. A operação tem também como alvo a primeira-dama, Márcia Aparecida Kuhn Pinheiro.

A justiça ordenou a prisão do chefe de gabinete, Antônio Monreal Neto.  A secretária-adjunta de Governo e Assuntos Estratégicos, Ivone de Souza, e o ex-coordenador de Gestão de Pessoas, Ricardo Aparecido Ribeiro também são investigados.

De acordo com as informações, a operação é do Núcleo de Ações de Competência Originária (NACO) da Procuradoria-Geral de Justiça, que investiga atos ilícitos na secretaria. Os pedidos foram acolhidos pela Justiça e correm em segredo de justiça.

A Gazeta Digital informa que a investigação ao prefeito, resultado no seu afastamento, é resultado de uma colaboração premiada junto ao Ministério Público (MP), feita pelo ex-secretário de Saúde, Huark Correia, e a colaboração foi firmada logo após a segunda prisão do ex-gestor, durante a Operação Sangria, deflagrada em 2019, que investiga fraudes em licitações.

Com o afastamento de Emanuel, o vice-prefeito, José Roberto Stopa assume.

Outro lado:
O prefeito manifestou, em nota, que já foi notificado e recebeu “com surpresa decisão que gerou afastamento de suas funções em razão de apuração por contratação irregular de servidores da Saúde em Cuiabá. Amparado pela transparência, o gestor posteriormente irá se manifestar à população e imprensa. Reitera que está à disposição das autoridades competentes e vai colaborar para o pronto esclarecimento dos fatos.”

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

MP constata precariedade no saneamento em escolas de 20 municípios de Mato Grosso

Uma realidade alarmante foi constatada nas fiscalizações realizadas pelo...

Últimos vagões do VLT são transferidos de Mato Grosso

A secretaria de Infraestrutura e Logística informou que os...

Jucemat repudia mudanças da Receita Federal na abertura de CNPJ; ‘retrocesso’

O plenário da Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat)...

Miguel se licencia e vice assume prefeitura de Lucas do Rio Verde por 15 dias

O vice-prefeito Joci Piccini assumirá, a partir deste sábado...
PUBLICIDADE