domingo, 6/julho/2025
PUBLICIDADE

Juízes têm aulas sobre defesa pessoal e tiro em Mato Grosso

PUBLICIDADE

Devido à natureza do trabalho que realizam, os magistrados podem enfrentar, cotidianamente, situações de ameaças a sua integridade física e de sua família. Com base nesse cenário, o Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso proporcionou uma capacitação sobre técnicas de defesa pessoal, direção defensiva e tiro a 14 juízes do trabalho. O curso foi ofertado pela Escola Judicial do Tribunal de quarta a sexta (19 a 21) e envolveu conhecimentos teóricos e práticos, repassados por dois investigadores de polícia do estado do Paraná, especializados na capacitação de magistrados em todo o país.

Além das técnicas de defesa pessoal, o curso treinou os juízes quanto a procedimentos de direção segura, em especial a defensiva, evasiva e ofensiva. A capacitação contou com aulas teóricas e práticas, realizadas na sede do Tribunal e no pátio de uma instituição de ensino superior da região metropolitana de Cuiabá.

Também foi ofertado o treinamento de tiro, voltado ao manuseio e disparo de arma de fogo, com o repasse de conhecimentos teóricos e práticos. Por prerrogativa legal, expresso na Lei Orgânica da Magistratura, juízes podem portar arma para defesa pessoal.

Riscos- No contexto da capacitação está a necessidade de treinar os magistrados quanto a procedimentos básicos de segurança e de defesa pessoal. Como o exercício da função pode contrapor interesses pessoais, o conhecimento de práticas que possam livrar e mesmo prevenir a ocorrência de situações de ameaça são cada vez mais importantes.

A discussão sobre a necessidade de se ofertar melhores condições de segurança aos magistrados brasileiros tem ganhado força nos últimos anos, diante de vários casos de ameaça e, mesmo, de morte. O tema, inclusive, já foi objeto de estudo e regulamentação pelo Conselho Nacional de Justiça, que em 2013 instituiu o Sistema Nacional de Segurança do Poder Judiciário.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Peão morre após ser pisoteado por boi em rodeio no Nortão

José Thaysson Medeiros da Silva, de 21 anos, faleceu...

Dois morrem após carretas colidirem e pegarem fogo em rodovia de Mato Grosso

Dois condutores, de idades não informadas, foram encontrados sem...

Apostas de Mato Grosso ganham mais R$ 52 mil na loteria

Uma aposta de Santo Afonso (257 km de Cuiabá)...
PUBLICIDADE