Duas operações do Núcleo Ambiental do Juizado Volante Ambiental de Cuiabá (Juvam) resultaram na apreensão de 315 quilos de pescado irregular, entre ontem e hoje. As ocorrências foram realizadas na MT-060, mais conhecida como Transpantaneira, na região de Porto Jofre, em Poconé.
A primeira ocorrência foi registrada, ontem, quando foram apreendidos cerca de 200 quilos de pintado. Na ocasião, um suspeito foi conduzido até a delegacia de Poconé, já que não apresentava a documentação exigida para a prática. O veículo que transportava os peixes também foi apreendido.
Esta madrugada, ocorreu a segunda apreensão, dessa vez de 115 quilos de pescado, das espécies pintado e piranha. Do mesmo modo, uma pessoa conduzida e um veículo apreendido.
Em ambos os casos foram registrados boletins de ocorrências para investigar a prática do crime. Após perícia e providências legais, todo o pescado apreendido será doado para instituições filantrópicas.
O Juvam atua em parceria com órgãos ambientais administrativos, Polícias Civil, militar Ambiental e Rodoviária Federal com a finalidade de coibir crimes ambientais como a pesca predatória, transporte irregular de madeira, poluição em geral e sonora, queimadas, entre outros delitos.