PUBLICIDADE

Juizado do Torcedor atuará na Arena Pantanal no jogo entre Santos e Atlético-MG

PUBLICIDADE

O Juizado Especial do Torcedor (JET) instalado dentro da Arena Pantanal se prepara para atuar, no domingo (18), no jogo entre Santos e Atlético-MG. Esta será a quarta partida em que o JET opera e também a quarta realizada desde a inauguração do estádio. A função deste juizado é fazer valer o que determina o Estatuto do Torcedor, punir atos que lesem os direitos dos torcedores e solucionar de forma célere os conflitos que surgirem durante o evento, principalmente aqueles que envolvam crianças, adolescentes e idosos. Ele também é competente para processar e executar feitos criminais de menor potencial ofensivo.

O estatuto estabelece que é função das instituições que promovem o jogo garantir toda a segurança, acessibilidade e conforto necessários às famílias que irão ao estádio.

Dentre as ocorrências que podem surgir e são necessárias a intervenção do Juizado estão situações de abandono de menores e ou de exploração sexual infantil. Há ainda o câmbio, falsificação e duplicidade de ingressos e brigas entre torcidas organizadas.

Desde a sua criação, em fevereiro, o JET funcionou em todos os três jogos considerados eventos testes preparativos para a Copa do Mundo. No jogo inaugural da Arena entre Mixto e Santos em 2 de abril, na partida entre Luverdense e Vasco da Gama em 25 de abril e na disputa entre Cuiabá e Internacional no dia 1º de maio.

Em todas as situações as ações do Juizado foram bem sucedidas e garantiram a agilidade na resolução das ocorrências que apareceram, porque os processos tiveram início, meio e fim ainda durante a partida. Os eventos serviram para aprimorar a estratégia de atuação na Copa.

A unidade judiciária é composta por uma equipe com pelo menos cinco pessoas conforme determina a resolução que criou o Juizado, dentre elas a juíza responsável Ana Cristina da Silva Mendes, um servidor do Judiciário, um defensor público ou advogado indicado pela OAB, um promotor de Justiça e um delegado de polícia.

No grupo, ainda há um funcionário bilíngue para atender e facilitar a comunicação com os torcedores e turistas estrangeiros que virão à capital mato-grossense assistir os quatro jogos do mundial programados para acontecer na Arena Pantanal. Na programação consta o jogo do Chile contra a Austrália no dia 13 de junho, da Rússia e Coréia do Sul em 17 de junho, Nigéria e Bósnia em 21 de junho e Japão contra Colômbia em 24 de junho.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Secretaria adia interrupção no tráfego da estrada Chapada-Cuiabá

A secretaria estadual de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) confirmou...

Trabalhador em condição análoga à de escravo é resgatado de carvoaria em Mato Grosso

Em ação de combate ao trabalho escravo contemporâneo, o...

Mulher que estava em moto morre após colisão com carro no Nortão

Um acidente de trânsito envolvendo um carro e uma...
PUBLICIDADE