domingo, 6/julho/2025
PUBLICIDADE

Juizado ambiental realiza limpeza de córrego em Mato Grosso

PUBLICIDADE

O Juizado Volante Ambiental (Juvam) da Comarca de Rondonópolis realiza, no domingo (16), o mutirão de limpeza do Córrego Arareau. A concentração das equipes será a partir das 6h30, no Cais do Porto. A ação faz parte da 3ª etapa do Projeto “O Rio é Nosso”, promovido em parceria com o Ministério Público Estadual.

O projeto tem como finalidade revitalizar o córrego por meio do recolhimento de resíduos sólidos, bem como orientar a comunidade acerca da necessidade de preservar o meio ambiente para a manutenção da saúde coletiva.

A programação começará com um café da manhã que será servido para os voluntários do mutirão. Na sequência serão divididas as equipes que vão ficar responsáveis por nove trechos de limpeza.

A mobilização vai abranger cerca 500 pessoas de diversas entidades de classes, órgãos públicos, iniciativa privada, Ongs de proteção animal e ambiental, universitários, entre outros. Para identificar e proteger os participantes do mutirão, todos vão receber camisetas e kits de limpeza contendo luvas e sacos de lixo.

A limpeza será executada no leito e margens do córrego. Cada trecho contará com apoio de dois barcos e dois piloteiros que farão a coleta dos resíduos para que a equipe responsável pelo trecho os recolha e deposite nas caçambas fixadas à beira do córrego. Todo o material recolhido durante a ação será levado por caminhões para o aterro sanitário do município. Confira AQUI os trechos que serão limpos.

Esta etapa dá continuidade às atividades desenvolvidas nos mutirões de julho e novembro de 2015. Nas duas ações foram retiradas mais de 600 toneladas de lixo das barragens e do leito do ribeirão Arareau.

Paralelo ao mutirão será realizado no semáforo da Avenida Fernando Correa da Costa o Pit Stop educativo “Não Polua o Rio”, com a participação de universitários e estudantes da rede estadual de ensino. Na ocasião, ainda será divulgado o programa educacional “Agente Ambiental Mirim” da Polícia Militar de Proteção Ambiental, que alerta sobre a importância de se preservar o meio ambiente e não poluir os rios.   

Também dão apoio ao evento a Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros Militar, SAMU, Marinha do Brasil, Exército Brasileiro 18º GAC, Polícia Militar e Polícia Judiciária Civil.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Peão morre após ser pisoteado por boi em rodeio no Nortão

José Thaysson Medeiros da Silva, de 21 anos, faleceu...

Dois morrem após carretas colidirem e pegarem fogo em rodovia de Mato Grosso

Dois condutores, de idades não informadas, foram encontrados sem...

Apostas de Mato Grosso ganham mais R$ 52 mil na loteria

Uma aposta de Santo Afonso (257 km de Cuiabá)...
PUBLICIDADE