PUBLICIDADE

Juizado Ambiental de Cáceres aplica mais de R$ 2 milhões em multas

PUBLICIDADE

Nos últimos doze meses, o Juizado Volante Ambiental (Juvam) da Comarca de Cáceres, coordenado pela juíza Hanae Yamamura de Oliveira, desenvolveu diversas atividades de combate a crimes ambientais, na região. Neste período, a unidade aplicou R$ 2,2 milhões em multas provenientes de infrações inerentes a desmatamento ilegal, pesca predatória, abate de animais silvestres, apresentação de documento falsos, poluição hídrica e obstrução de fiscalização ambiental.

As ações desenvolvidas em parceria entre os servidores do Juvam, policiais militares, integrantes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e Grupo Especial de Fronteira (Gefron) envolveram palestras educativas, 59 patrulhas fluviais e terrestres ostensivo/preventivas. Bem como, a constatação do desmatamento de 1.464 hectares de matas, entre floresta e cerrado.

Durante o ano passado também foram apreendidos 17 maquinários agrícolas utilizados na prática de crimes ambientais; 137 objetos como alçapões, armas de fogo, munições, motosserras, freezers e 298 quilos de pescado no período de defeso. Além de registradas 25 denúncias de maus tratos contra animais e outras 22 de poluição sonora. E ainda efetuadas inspeções no comércio local, hotéis-barco e propriedades rurais.

Para a magistrada responsável pelo Juvam, os números demonstram o ano produtivo da unidade. “Atendemos a uma área muito extensa, superior a vinte municípios e que abrange uma região fronteiriça, e o volume de trabalho é proporcional ao espaço de cobertura. Obtivemos bons resultados em 2016 quanto ao enfrentamento de crimes ambientais e vamos dar continuidade a estas atividades neste ano”.

O Juvam de Cáceres possui ações anuais como a fiscalização do período de piracema, acompanhamento e orientações com posto de atendimento na Expocáceres e outros eventos específicos da área de atuação que surjam ao longo do ano. A mais recente demanda é a fiscalização do garimpo de Pontes e Lacerda.

As informações são da assessoria.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Universidade Federal de Mato Grosso discute criação de novo campus

Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) recebeu hoje uma...

Idosa dada como morta consegue reativar benefício previdenciário em Mato Grosso

Uma aposentada conseguiu reaver seu benefício previdenciário, que havia...

IFMT abre vagas para contratação de professores em Sinop, Lucas e outras cidades

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) abriu processo...

Mutirão da Defensoria em Sinop e mais cidades oferece filiação socioafetiva

A filiação socioafetiva pode ser realizada gratuitamente por pais,...
PUBLICIDADE