PUBLICIDADE

Juizado Ambiental aplica recurso de pena pecuniária em projetos

PUBLICIDADE

Parte dos recursos arrecadados pelo Juizado Volante Ambiental de Cuiabá (Juvam), com a aplicação de penas pecuniárias, é revertido em projetos sociais que têm rendido bons frutos. Um dos projetos mais recentes foi implantado na comunidade da Agrovila das Palmeiras, Distrito de Santo Antônio de Leverger, que recebeu R$ 30 mil para a construção de uma cisterna de armazenamento de água da chuva.  na Escola Estadual do Campo Pontal do Glória.

O projeto, implantado na Escola Estadual do Campo Pontal do Glória, só foi possível de ser realizado graças à parceria realizada entre o Juvam e diversas instituições, como o Ministério Público, governo do Estado e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Os parceiros desenvolveram o projeto que possibilita a captação de água da chuva, bem como o saneamento rural e a educação ambiental.

A escola, que atende 126 alunos da pré-escola ao ensino médio, foi escolhida para receber a cisterna, com capacidade para armazenar 100 mil litros de água. Conforme o diretor da unidade escolar, Edenésio Bezerra, a cisterna vai atender a comunidade escolar no período da estiagem.

“Sempre que faltava água ficávamos semanas em uma situação péssima, mas agora não vamos mais passar por isso. Já estamos produzindo uma horta e também um pomar. Além disso, a água será utilizada na limpeza da escola e na irrigação da horta. Esse volume é o suficiente para o consumo da escola de cinco a seis meses. Mas, o mais importante é criar o hábito entre os estudantes e a comunidade de utilizarem a água da chuva para vários fins”, destaca.

Segundo ele, foram feitas diversas tentativas tradicionais de captação de água, por meio de poços artesianos e por gravidade, mas não resolveram a situação da escola. “Entre os problemas destes modelos, estavam à dificuldade de manutenção das bombas e adutoras e os altos custos de energia, que tornaram o projeto inviável do ponto de vista financeiro”, disse o gestor.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Peão morre após ser pisoteado por boi em rodeio no Nortão

José Thaysson Medeiros da Silva, de 21 anos, faleceu...

Dois morrem após carretas colidirem e pegarem fogo em rodovia de Mato Grosso

Dois condutores, de idades não informadas, foram encontrados sem...

Apostas de Mato Grosso ganham mais R$ 52 mil na loteria

Uma aposta de Santo Afonso (257 km de Cuiabá)...
PUBLICIDADE