PUBLICIDADE

Juiz que atuou no Nortão lança livro sobre celeridade processual

PUBLICIDADE

O livro intitulado "Reformas do Código de Processo Civil e Novos Mecanismos de Acesso à Justiça" será lançado nesta quinta-feira pelo juiz Antônio Veloso Peleja Júnior, titular da Primeira Vara de Família e Sucessões da Comarca de Rondonópolis. O objetivo da obra é propiciar uma análise das reformas processuais, como instrumentos aptos à agilização das demandas judiciais. O lançamento ocorrerá às 20h, em uma livraria. Ao ingressar na magistratura mato-grossense, em 1998, o juiz Antônio Veloso atuou nas comarcas de Primeira Entrância de Peixoto de Azevedo, Canarana, Nortelândia e Arenápolis; de Segunda Entrância de Alta Floresta, Sorriso; de Terceira Entrância de Barra do Garças e Diamantino; até ser promovido para a Comarca de Rondonópolis, de Entrância Especial, em 2004, e assumir como titular na Primeira Vara de Família e Sucessões. Atuou também como juiz eleitoral e em 2005 passou a lecionar na cadeira de Direito Processual Civil. Bacharelado em Direito pela Universidade Federal de Goiás, especialista em Direito Civil e Processual Civil, Penal e Processual Penal, pela Universidade Estácio de Sá, o magistrado atualmente é professor do curso de Direito nas Faculdades Anhanguera, em Rondonópolis, e possui uma especialização em andamento na área de Direito Constitucional Eleitoral pela Universidade de Brasília (UnB).

Para o magistrado, a experiência na atividade jurisdicional colaborou para a sedimentação de seus conhecimentos acadêmicos e para organização de seus estudos com vistas à produção de obras técnicas, em especial esta que será lançada. "A magistratura auxilia muito porque utilizo a prática na obra e o Processo Civil fornece mecanismos e soluções para deixar a prestação jurisdicional mais célere. O livro é voltado não só para acadêmicos, mas também para os advogados", observou. Isso porque, "Reformas do Código de Processo Civil e Novos Mecanismos de Acesso à Justiça" aborda as modificações e os instrumentos disponíveis para os operadores do direito que querem buscar maior rapidez ao processo.

Na obra, a ser lançada amanhã pela Editora Juruá, são analisados dispositivos importantes como o processo eletrônico, a súmula vinculante, a repercussão geral no recurso extraordinário, o recurso repetitivo no Superior Tribunal de Justiça, a antecipação da tutela na sentença, modificações no agravo de instrumento, na apelação, entre outros.

Outras obras – Esta é a segunda obra do juiz Antônio Veloso Peleja Júnior, que revelou estar em intensa produção intelectual, pois o terceiro livro já está pronto e, em breve, será lançado também na área de Processo Civil. Na sua primeira obra intitulada "Conselho Nacional de Justiça e a Magistratura Brasileira", ele analisa o impacto que o CNJ ocasionou ao Poder Judiciário, abordando acerca do poder normativo primário, do exercício de controle de constitucionalidade e temas polêmicos como a influência nas decisões jurisdicionais dos juízes monocráticos e colegiados.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinop: mulher morre em grave acidente entre moto e carreta

O acidente envolvendo uma Honda Titan e o carreta...

Suplente de vereador morre em acidente de carro em rodovia de Mato Grosso

Francisco Antônio de Matos, 62, morreu em um grave...

Prefeitura de Lucas abre seletivo com salários de até R$ 22 mil

A prefeitura de Lucas do Rio Verde divulgou hoje...
PUBLICIDADE