PUBLICIDADE

Juiz proíbe farmácia de receber contas em Mato Grosso

PUBLICIDADE

O juiz da Comarca de Arenápolis Alexandre Delicato Pampado, não acolheu mandado de segurança interposto por uma farmácia contra o Escritório Regional de Saúde de Tangará da Serra, que proibiu o estabelecimento comercial de prestar serviços de recebimento de contas. O magistrado sustentou que a Lei nº 5.991/73, que dispõe sobre o controle sanitário do comércio de drogas e medicamentos, em seu artigo 55, veda o uso de qualquer dependência da farmácia ou drogaria para fim diverso do contido no licenciamento.

O magistrado salientou a inconstitucionalidade da Lei Municipal 925/2006, que em seu artigo 1º autoriza aos estabelecimentos comerciais como farmácias e drogarias, entre outros, mediante convênio com entidades financeiras, a receber pagamento de contas. Informou ainda que a Constituição Federal, em seu artigo 24, enumera as matérias afetas à competência legislativa concorrente da União, dos Estados e do Distrito Federal, dentre as quais está incluída a proteção e defesa da saúde. "Observa-se que o município não está incluído no referido rol".

Ao julgar o mérito da ação, o magistrado revogou liminar concedida parcialmente e que determinava ao Escritório Regional de Saúde de Tangará da Serra que se abstivesse de multar ou interditar o estabelecimento comercial em razão do mesmo estar recebendo contas bancárias e boletos de débito. Com o julgamento do mérito, a Drogaria Líder deve cessar o serviço de recebimento de contas de luz, telefone e outros, no prazo de 30 dias, sob pena de multa e/ou interdição.

Em sua defesa, a drogaria alegou, sem êxito, que o Escritório Regional de Saúde violou seu direito líquido e certo de prestar serviços de recebimento de contas, devidamente autorizado pela legislação municipal.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Secretaria inicia entrega de kits escolares para rede estadual de MT; R$ 108 milhões

A secretaria estadual de Educação de Mato Grosso (Seduc)...

Teto de pensionista e aposentado do INSS sobe para R$ 8,4 mil

A partir de fevereiro, os aposentados e pensionistas do...

Incêndio danifica caminhonete em rodovia de Sorriso

As chamas consumiram parcialmente uma GM S10 branca, esta...
PUBLICIDADE