PUBLICIDADE

Juiz nega pedido para suspender licitação do festival de praia, aniversário, natal e réveillon em Sinop

PUBLICIDADE
Só Notícias/Herbert de Souza (foto: arquivo/assessoria)

O juiz Mirko Vincenzo Giannotte negou o pedido para suspender a contratação de uma empresa para organizar e disponibilizar equipamentos, os quais serão utilizados no festival de praia, no aniversário da cidade, no natal e nas festividades do réveillon. O pedido foi feito em uma ação popular movida por um advogado contra a prefeitura de Sinop.

Segundo o autor da ação, a prefeitura praticou “conduta que fere a moralidade, finalidade e eficiência administrativa, qual seja, a limitação da ampla concorrência e indícios de direcionamento em processo licitatório”. O advogado alegou que o pregão presencial aberto pela prefeitura é ilegal e já foi denunciado ao Tribunal de Contas do Estado .

A justificativa do autor é de que a prefeitura não individualizou os preços dos serviços por itens, mas optou pelo critério de menor preço global. Também apontou suposto direcionamento, já que o certame limita a participação de empresas que estejam a mais de 400 quilômetros de Sinop. Por fim, ainda alegou que o edital estabelece marca e modelo dos itens que serão comprados.

Para o juiz, apesar de o critério de “menor preço por item” ser, em geral, a regra nos procedimentos licitatórios, o critério de julgamento “menor preço global” também é admitido, “a fim de se evitar a contratação item por item em diversos prestadores, com perda de tempo e sem planejamento do dispêndio final”.

“Quanto à especificação das marcas dos produtos no edital de abertura do certame, entendo que tal conduta não constitui ilegalidade manifesta que possa dar ensejo à suspensão liminar do procedimento licitatório. Não obstante, ainda que a Lei de Licitações proíba a indicação de marca, tal vedação não incide sobre os casos em que a mesma é especificada no edital de abertura para possibilitar a identificação do item que se pretende adquirir, com todas as qualidades necessárias para a execução do objeto da licitação”, afirmou o juiz.

O magistrado também não enxergou direcionamento com a limitação de participação de empresas em um raio de 400 quilômetros de Sinop, “eis que não é possível concluir por ora, que tal requisito favorecerá essa ou aquela empresa, sendo, portanto, temerário suspender o certame por este motivo, na medida que não restou demonstrado que ‘determinada empresa’ é a única a atender tal exigência, caracterizando assim certo favorecimento”.

Como o pedido negado foi liminar, a ação deverá prosseguir até julgamento de mérito. Ainda cabe recurso contra a decisão.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Prefeitura de Sorriso não fará queima de fogos e reforça cuidado com grupos sensíveis

A administração municipal informou, esta tarde, que não será...

Carro fica danificado ao atingir rotatória em Colíder

Um Hyundai HB20 branco se envolveu em acidente de...

Morre empresário pioneiro em Sinop que fundou diversos bairros

Faleceu, no início da tarde, o empresário Anésio Gonçalves...

IPVA 2026 poderá ser pago com descontos à vista ou em até 8 vezes em MT

Os proprietários de veículos licenciados em Mato Grosso já...
PUBLICIDADE