PUBLICIDADE

Juiz não vê provas suficientes e absolve acusado de matar policial civil no Nortão

PUBLICIDADE
Só Notícias/Herbert de Souza (foto: Só Notícias/arquivo)

O juiz Fábio Alves Cardoso decidiu não submeter a júri popular um homem de 55 anos acusado de matar o policial civil Manoel Pedro de Souza, em junho de 1997, na residência da vítima, na rua Pará, no bairro Santa Maria, em Juara (300 quilômetros de Sinop). Para o magistrado, as provas reunidas durante a ação penal são “demasiadamente frágeis e não representam indícios suficientes de autoria para pronúncia do réu ao julgamento pelo tribunal popular”.

Ele citou, por exemplo, os depoimentos da ex-mulher e dos filhos da vítima, que “afirmaram que, no dia dos fatos o réu estava na casa da vítima ingerindo bebida alcoólica. Porém, os informantes disseram que foram para a igreja, enquanto vítima e réu ficaram na residência. Quando retornaram a vítima já estava morta e o réu não estava mais lá”.

Para o juiz, embora os familiares suspeitem “que o réu seja o autor do homicídio, certo é que não houve testemunha ocular do fato, ninguém ouviu barulho de disparo de arma de fogo enquanto o réu estava na residência da vítima, e não existe nenhum outro elemento concreto apontando para a autoria do delito”. Ainda cabe recurso contra a decisão.

Em 2016, a Justiça de Juara havia decidido mandar o réu a júri popular por homicídio duplamente qualificado, cometido mediante recurso que dificultou a defesa da vítima. A decisão, no entanto, acabou sendo anulada “por ausência de fundamentação”.

A ação penal ficou suspensa por vários anos, já que o réu era considerado foragido. Em 2014, ele foi localizado por policiais da Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO), em Cuiabá. A prisão aconteceu após a equipe do GCCO receber informações de que o autor do crime estava trabalhando em um comércio, no bairro Dom Aquino, em Cuiabá.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Novo desembargador em Mato Grosso será empossado na próxima semana

O advogado Ricardo Gomes de Almeida toma posse no...

Bombeiros são acionados e resgatam jabuti em imóvel no Nortão

O jabuti-piranga (Chelonoidis carbonária) foi localizado em área de...
PUBLICIDADE