PUBLICIDADE

Juiz determina internação de adolescente que está com as pernas quebradas

PUBLICIDADE

O juiz da segunda Vara de Juína, Gabriel da Silveira Matos, proferiu, esta tarde, a decisão determinando ao Estado a imediata condução e internação compulsória de uma adolescente que aguarda, há quase dois meses, em uma "casa de apoio" no bairro Santa Rosa, em Cuiabá, uma cirurgia nas duas pernas que estão quebradas.

A liminar para que seja feita a cirurgia foi concedida no dia 28 de setembro deste ano, o procedimento foi requisitado por um médico no dia 9 do mesmo mês, mas ainda não foi cumprida.

O juiz determinou que ela seja internada no Hospital Geral Universitário (HGU), em Cuiabá, ou em qualquer outro que possua a estrutura para o procedimento, sob os cuidados de uma ambulância do SAMU com a finalidade de ali ser submetida aos procedimentos cirúrgicos. Caso não seja operada o Estado poderá pagar multa diária de R$ 10 mil, e sofrer pena que configura crime de desobediência e omissão de socorro de qualquer servidor ou funcionário do hospital que cause entraves à internação.

De acordo com a decisão, a responsabilidade pessoal dos administradores públicos, tanto pela esfera criminal, quanto pela cível e ante o fato de que a eventual omissão de socorro à saúde pode configurar em tese ato de improbidade administrativa, sendo as autoridades que tem o poder e dever de solucionar a questão como o Secretário de Estado de Saúde e o governador.

O presidente do Supremo Tribunal Federal foi informado e se ele entender, poderá tomar as medidas como solicitar à Presidência da República o auxílio das Forças Armadas para atendimento desta situação emergencial.

Também foram comunicados da decisão os deputados estaduais, federais e senadores de Mato Grosso, além do Ministério Público para que tome as providências cabíveis quanto ao secretário de Saúde, o Procurador Geral de Justiça para que tome as providências cabíveis em face do governador e ao Ministério Público Federal, em Cuiabá.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Incêndio atinge prédio comercial no centro de Sinop

Um princípio de incêndio em um prédio comercial movimentou...

Nota MT vai sortear 2 mil ingressos para etapa da Stock Car em Cuiabá

A secretaria estadual de Fazenda (Sefaz-MT), por meio do...

Novo desembargador em Mato Grosso será empossado na próxima semana

O advogado Ricardo Gomes de Almeida toma posse no...
PUBLICIDADE