sexta-feira, 26/abril/2024
PUBLICIDADE

Juiz derruba liminar e Ager pode cobrar taxa de regulação de concessionária do transporte coletivo em Sinop

PUBLICIDADE
Só Notícias/Herbert de Souza (foto: Só Notícias/arquivo)

O juiz Mirko Vincenzo Giannotte, da 6ª Vara Cível de Sinop, julgou improcedente uma ação movida pela concessionária do transporte coletivo público urbano de Sinop contra a cobrança da taxa de regulação e fiscalização imposta pela lei municipal 2.153 de 2015, a qual instituiu a Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados (Ager). O magistrado revogou uma liminar, assinada por ele em 2018, que suspendia o pagamento, e agora a Ager poderá voltar a cobrar da empresa.

A concessionária reclamou, na ação, que a base de cálculo é o valor bruto da receita auferida, “ou seja, é a mesma base de cálculo utilizada para o Imposto de Renda” e que, por este motivo, as taxas são inconstitucionais. A empresa pediu que a Justiça declarasse inexigível a cobrança e condenasse a prefeitura e a Ager a devolverem os valores já pagos (R$ 69,6 mil), acrescidos de juros e correção monetária.

Apesar de ter suspendido a cobrança em 2018, Mirko julgou, agora, que as taxas não reproduzem a base de cálculo do IR e não são inconstitucionais. “Pode-se concluir que não há, em abstrato, vedação à instituição de taxa de regulação e taxa de fiscalização destinadas a remunerar o poder de polícia do município sobre os serviços de transporte coletivo, cuja base de cálculo seja o custo total do sistema, eis que o custo do sistema pode indicar o nível de atividade e o porte da empresa e serve de parâmetro para a maior ou menor atividade fiscalizatória do ente público. Assim, não há ilegalidade no estabelecimento, como base de cálculo, das taxas de regulação e fiscalização, no faturamento bruto da empresa fiscalizada, sem que haja incidência sobre ele”, disse o magistrado.

Na decisão, além de julgar improcedentes os pedidos feitos pela concessionária, Mirko ainda determinou o levantamento dos valores que foram depositados à Justiça, desde a liminar assinada em 2018, e que serão repassados à Ager. Além disso, o magistrado também condenou a empresa a pagar 10% do valor da causa em custas processuais e honorários advocatícios. Ainda cabe recurso contra a sentença.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Homem morre após cair de moto em Sorriso

Willians Roberto Prates da Silva morreu esta manhã em...

Prefeitura contrata show da cantora Paula Fernandes para reveillón no Nortão

A prefeitura de Santa Carmem (35 quilômetros de Sinop)...
PUBLICIDADE