O juiz de Peixoto de Azevedo, Tiago Souza Nogueira de Abreu, enviou ontem à Justiça Federal de Sinop uma cópia da decisão interlocutória em que se declara competente para apreciar o pedido e investigação do acidente que envolveu um boing da Gol e o táxi aéreo Legacy 600, no dia 29 passado, entre duas aldeias, a 220 km de Peixoto, causando a morte de 154 pessoas. O documento foi enviado ao juiz federal Charles Renaud Frazão de Moraes em resposta ao pedido de remessa dos inquéritos que apuram a culpa dos pilotos, que estão impedidos de saírem do pais, por tempo indeterminado. Os dois magistrados decidiram pela apreensão dos passaportes deles.
Segundo Thiago de Abreu, os inquéritos não foram enviados à Justiça Federal porque ainda não foram finalizadas as investigações e definido se houve, ou não, crime e falha humana. “Não se trata de competição entre as esferas, e sim de análise processual. Depois de concluídas as investigações, se a competência realmente for da Justiça Federal, os autos serão remetidos. Enquanto isso, entendo que não há impedimento que tanto a Polícia Cívil quanto a Polícia Federal continuem trabalhando no mesmo caso”, informa o magistrado.
A Polícia Federal em Cuiabá está investigando o caso e deve ouvir, nos próximos dias, os controladores de vôo da Aeronáutica e analisar os planos de vôo das duas aeronaves para comprar se o jato estava em altitude errada e se os equipamentos de comunicaçãõ estavam desligados. Os dados das caixas-pretas estão com o comando das investigações da Aeronáutica masos detalhes ainda não foram revelados, embora circulou a informação que, uma hora antes da colisão, houve contato entre os pilotos do jato e os controladores.
O jato Legacy, de uma empresa norte-americana, continua na Base Aérea do Cachimbo (PA) onde fez pouso de emergência e os 5 ocupantes não se feriram. A Embaixada dos EUA deve responder, nos próximos dias, notificação da Justiça Federa de Sinop do endereço dos pilotos no Brasil.
Ainda falta identificar oficialmente a última vítima do acidente que foi o maior ocorrido no Brasil