PUBLICIDADE

Juiz de MT faz alerta sobre consequências do bullying

PUBLICIDADE

Explicar para crianças e adolescentes a diferença entre o que é uma brincadeira entre colegas e o que se caracteriza bullying ou cyberbullying e enfocar as consequências jurídicas que estes atos podem acarretar, como instauração de medidas protetivas e ações socioeducativas. Estes foram os principais temas da palestra ministrada, ontem, pelo juiz substituto e diretor do Foro da Comarca de Jauru (região Oeste), Cláudio Deodato Rodrigues Pereira, aos estudantes da Escola Municipal Lourdes Maria de Lima.

Conforme o magistrado, "a palestra foi promovida com o objetivo de conscientizar e prevenir comportamentos que coloquem em risco a dignidade de crianças e adolescentes vítimas desta prática, respeitando, desta maneira, os princípios instituídos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente". Responsável também pela Vara da Infância e Adolescência da comarca, o magistrado diz que se depara com casos concretos de prática de bullying, em que o Ministério Público pede a imposição de medidas socioeducativas para adolescentes que teriam praticado o ato.

Na avaliação do magistrado, é importante que os adolescentes saibam que brincadeiras são esporádicas, mas o bullying é uma prática constante, em que a vítima se sente retraída, deixa de participar das atividades sociais na escola porque causa sofrimento, às vezes físico. Ele avaliou que as cerca de 60 crianças e adolescentes que participaram da palestra estavam atentas e fizeram perguntas pertinentes.

Além de alertar alunos, o magistrado disse que também orientou professores a lidarem com o problema, quando ele ocorrer. "Os professores devem chamar o Conselho Tutelar ou o Ministério Público. É importante que tomem alguma providência", destacou.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Carro capota e casal morre em rodovia federal de Mato Grosso

Duas pessoas morreram em um acidente de trânsito, hoje,...

Corpo de homem é encontrado após carro cair em rio em Guarantã

Um homem de 41 anos foi encontrado morto hoje...

Politec bateu recorde ano passado com emissão de 75 mil laudos periciais em MT

A Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) encerrou o...
PUBLICIDADE