O novo juiz auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ-MT), José Antônio Bezerra Filho, que assumiu a função na segunda-feira (26), afirma que a nova experiência de auxiliar na administração do Judiciário Estadual representa um grande desafio para sua carreira. “Espero corresponder às expectativas do corregedor-geral, desembargador Sebastião de Moraes Filho, e também da Presidência. Pretendo levar uma voz de alento e esperança aos magistrados e estou aqui para somar forças com todos”, salienta o magistrado.
“Já estudei o plano de ação da Corregedoria e me identifiquei muito com o conteúdo, principalmente com relação a maior proximidade com os magistrados. Tenho o mesmo perfil de simplicidade e diálogo do desembargador Sebastião. Vamos levar auxílio e apoio aos juízes que estão na ponta, tentando ser o suporte necessário e o elo com a Corregedoria”, afirma o magistrado, que foi recepcionado pelo desembargador e demais juízes auxiliares no início da semana.
Segundo informou, ele tem participado de todas as reuniões realizadas na CGJ, colocando a vivência que teve com os juízes do interior. “Já dei algumas ideias ao corregedor, que foram bem recebidas. Hoje, se nós pudermos resolver o problema na ponta, antes que ele aflore, será um mérito para a instituição”, opina.
De acordo com o desembargador Sebastião de Moraes, a escolha do magistrado levou em consideração especialmente o perfil do juiz José Antônio. “Substituir a hoje desembargadora Serly é bastante difícil, mas trouxe José Antônio porque é uma pessoa que tem o perfil parecido com o meu e com os demais juízes auxiliares. Ele é tranquilo, tem vasta experiência e defende o tratamento com urbanidade com os demais magistrados. Espero que ele faça uma boa gestão e dê continuidade aos trabalhos desenvolvidos com sucesso por Serly”.
O magistrado terá diversas atribuições, entre elas o acompanhamento e encaminhamento de todos os processos em tramitação no órgão que dependam ou não de instrução para apreciação da CGJ no que se refere à Infância e Juventude; produtividade dos magistrados; matérias diversas em trâmite no Departamento de Orientação e Fiscalização (consultas, pedidos de providência e comunicação); no Departamento de Aprimoramento da Primeira Instância; na Comissão Estadual Judiciária de Adoção e o planejamento estratégico da CGJ.
Até a designação o magistrado atuava como juiz auxiliar da Quinta Vara Especializada de Família e Sucessões de Cuiabá. Durante o período em que estiver na Corregedoria, José Antônio permanecerá desvinculado de suas funções no Primeiro Grau de jurisdição.
Confira aqui a portaria que designou o magistrado para ocupar a vaga deixada pela magistrada Serly Marcondes Alves, que na última sexta-feira (23 de agosto) foi empossada desembargadora do Tribunal de Justiça.
Histórico – José Antônio Bezerra Filho tomou posse como juiz substituto em 26 de fevereiro de 1999 e assumiu suas funções em 3 de março daquele ano. Em sessão do Tribunal Pleno de 2 de outubro de 2003, foi promovido, por merecimento, da Comarca de Poconé para a Primeira Vara da Comarca de Poxoréu, onde entrou em exercício em 5 de dezembro de 2003. Em 1º de julho de 2004, foi promovido, por antiguidade, para a Comarca de Barra do Garças. Em 24 de maio do ano passado foi novamente promovido, por merecimento, para o cargo de Juiz de Direito Auxiliar da Quinta Vara Especializada de Família e Sucessões da Comarca de Cuiabá, onde entrou em exercício em 28 de maio seguinte.